Alenquer associa-se ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

03/12/2023
O Espaço Snoezelen foi distinguido em 2023 pela importância na educação e na inserção social das crianças com necessidades educativas especiais

Município promove a inserção social e a compreensão dos direitos de todas as pessoas

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência assinala-se este domingo e o Município de Alenquer, como sempre o tem feito, associa-se ao mesmo destacando as valências das pessoas nesta condição. Promove a compreensão dos seus direitos e a interação das mesmas nas áreas da cultural, social, ambiental, económica ou política.

Este espírito de inclusão parte desde logo do seio da Câmara Municipal de Alenquer. No presente ano, a autarquia arrebatou a distinção 'Marca Entidade Empregadora Inclusiva' pelo facto de integrar nos seus quadros 30 funcionários com algum tipo de deficiência, o que representa quase 5% (4,67%) do universo total de pessoas empregadas, reconhecendo-se a importância da valorização e inserção social. O país e o concelho agradecem.

Em Alenquer, o município assinala a data desenvolvendo atividades que envolvem as instituições do concelho, que dão resposta a esta população e a toda a comunidade, em geral. É de realçar que o transporte de utentes com deficiência para instituições com respostas a esta população, nomeadamente socioeducativa, CACI (Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão) e formação profissional, é assegurado pela autarquia. Está também em Alenquer o Balcão da Inclusão, um serviço de atendimento personalizado cujo principal objetivo é informar as pessoas com deficiência, as suas famílias e as instituições que lhes prestam apoios relativamente aos seus direitos e deveres e quanto aos recursos que têm à disposição. Já o projeto de Estimulação Sensorial (Snoezelen), dinamizado pelo município e distinguido em 2023, visa dar resposta a crianças sinalizadas pelo ensino especial, do ponto de vista dos sentidos e da sua estimulação e relaxamento.

No âmbito da Agenda 2030, a Comissão Europeia adotou a Estratégia sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência elencando várias diretrizes que devem ser alcançadas até ao final da década como garantir que todas as pessoas com deficiência na Europa, independentemente do sexo, raça ou origem étnica, religião ou crença, idade ou orientação sexual:

• gozem dos direitos que lhes assistem,
  • possam participar na sociedade e na economia em condições de igualdade com as demais pessoas,
  • possam decidir onde, como e com quem vivem,
  • circulem livremente na UE, independentemente das necessidades de apoio que possam ter,
  • e deixem de ser alvo de discriminação.

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi instituído a 14 de outubro de 1992, aprovado em assembleia-geral da Organização para as Nações Unidas. Em 1998, a Organização das Nações Unidas avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência.

Atualizado a 02 dezembro, 2023