Perto de 2000 rastreios médicos realizados em abril no "Mês da Saúde"

30/05/2023

Evento congregou um conjunto vasto de iniciativas dedicadas à saúde e bem-estar durante o mês de abril

Abril é mês da promoção da saúde e do bem-estar. De 1 a 30 de abril, o município proporcionou um conjunto de atividades gratuitas nas quais foi possível aferir parâmetros de saúde, em diversos pontos do concelho. Foram também dinamizadas várias atividades desportivas, que promoveram a prática de exercício físico e o bem-estar.
Para os mais novos, destacou-se o Hospital da Bonecada, atividade na qual a “bonecada” foi utente e os pequenos cuidadores aprenderam alguns procedimentos que visaram aprender sobre o corpo humano, conhecer a importância de hábitos saudáveis e desmistificar alguns medos comuns. A iniciativa foi um sucesso que contou a presença de 88 crianças.
A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) voltou a promover o rastreio do cancro de pele e do cancro oral, na sede da Junta de Freguesia de Ventosa, ao longo do dia 29 de abril, tendo sido realizados 175 rastreios. O rastreio do cancro da mama (mediante convocatória, são enviadas cartas-convite às mulheres em idade rastreável (50-69 anos) inscritas nos Centros de Saúde, para realizar uma mamografia) teve lugar nas Unidades Móveis da LPCC parqueadas em Alenquer e no Carregado ao longo deste mês, e rastreou 1091 mulheres.
Foram também realizados ao longo deste mês rastreios à diabetes e à pressão arterial (Bombeiros Voluntários da Merceana) e rastreios de parâmetros bioquímicos (Farmácias do grupo Varela).
O Dia Mundial da Atividade Física (6 de abril) não foi passado em branco e deu mote a uma sessão de laser walk junto da comunidade sénior de Alenquer, organizado pelos técnicos de desporto do município de Alenquer, que asseguraram toda a segurança e animação desta manhã.
A associação local Acolher Prá Vida dinamizou uma manhã (15 de abril) de atividades na biblioteca do Carregado, com workshops de costura, de maquilhagem para doentes oncológicos e de nutrição, que ficaram marcados por grande adesão. Também houve tempo para a prática de exercício físico, como yoga e chi kung.
A 19 de abril, o Auditório Damião de Góis acolheu o II Seminário de Saúde, com o tema “Saúde Mental: Promover para Prevenir”, que contou com dois painéis de debate sobre este assunto premente da sociedade atual. O primeiro painel debateu o impacto da ansiedade e depressão na atual sociedade, ao passo que o segundo painel versou sobre a saúde mental e a escola, numa ótica mais dirigida para a prevenção da doença.
Foram promovidos vários momentos de desporto e promoção da saúde e de uma vida com hábitos saudáveis, através de dinamizações desportivas com ginásios locais (Studio 19 e Alengym) e pelos técnicos de desporto do município. As modalidades selecionadas foram cycling, pilates, abdominais, fitball – e aulas em ginásio ou em casa – através de meios digitais. Aconteceram também diversos workshops, nomeadamente sobre “A Autovigilância na Diabetes Mellitus” (Associação de Diabéticos do Concelho de Alenquer), “A importância da hidratação na pele do doente oncológico” (Farmácia Varela), “Literacia em Saúde Cardiometabólica” (Dra. Sofia Charneca) e sobre Suporte Básico de Vida “Saber para Salvar” (Bombeiros Voluntários da Merceana) – que teve várias sessões descentralizadas, em diversas juntas de freguesia do concelho, pretendendo assim chegar à franja da população. O município dinamizou ainda uma caminhada por Alenquer, que contou com cerca de seis dezenas participantes.
Durante o mês da saúde também houve espaço para a divulgação de informação importante junto do público escolar, com exposições itinerantes sobre leitura de rótulos, açúcar escondido e mitos da alimentação.
O mês terminou com mais uma edição de “Med On Tour”, com rastreios médicos efetuados por estudantes de medicina na NOVA Medical School, em todas as freguesias do concelho de Alenquer, iniciativa promovida desde 2018, e na qual foram realizados 545 rastreios médicos. Esta edição voltou a ser acompanhada por médicos que, no decorrer da iniciativa, prescreveram 82 exames e 45 análises. No âmbito deste projeto foram também dinamizadas várias sessões de sensibilização e esclarecimento nos agrupamentos de escolas do concelho.
Na conclusão de mais um ciclo de promoção da saúde, o vereador do município de Alenquer com o pelouro da saúde, Paulo Franco, afirma que “foi um mês bastante dinâmico, com várias atividades, desde rastreios, workshops, inclusive o nosso próprio seminário, com interações sempre em prol dos nossos munícipes”. Paulo Franco presta agradecimentos a todas as entidades que fizeram parte deste programa que decorreu ao longo do mês de abril, por continuarem a ser parceiros do município naquilo que realmente é um bem essencial, a saúde dos munícipes.

Atualizado a 31 maio, 2023