De 24 a 28 de maio, o Espírito Santo sopra em Alenquer

24/05/2023

Conheça toda a programação do fim de semana das Festas do Espírito Santo em Alenquer

As Festas do Império do Divino Espírito Santo (FIDES) foram fundadas há mais de 700 anos em Alenquer, pela Rainha Santa Isabel e pelo Rei D. Dinis, anunciando um reino de igualdade, de amor, de liberdade, de generosidade e de abundância justamente repartida.
As FIDES acontecem nos cinquenta dias que separam o Domingo de Páscoa do Domingo de Pentecostes, renovando a cada ano celebração de tudo aquilo que se faz em prol do bem comum e da dignificação da pessoa humana, nas artes ou na cultura, no desporto ou no lazer.
Cinquenta dias depois da Páscoa, no fim de semana de Pentecostes, Alenquer está em festa. Descubra tudo o que pode ver e fazer:
A programação começa na quarta-feira (dia 24) nos Paços do Concelho, em Alenquer, com a inauguração da exposição de fotografia “Divino em Objetiva” (17h), seguida da inauguração da Sala do Império do Divino (17h30), localizada no icónico Salão Nobre. Filomena Sousa e José Barbieri vão apresentar o estudo “As Festas do Império do Divino Espírito Santo” (18h), seguindo-se a apresentação da candidatura destas festas a Património Cultural Imaterial Nacional (19h). A exposição de fotografia e a Sala do Império do Divino vão estar disponíveis para visita até domingo, em horário alargado (ver detalhes no programa).
A Igreja do Espírito Santo, na vila baixa de Alenquer, vai receber uma conferência & concerto, com o Prof. Mendo Castro Henriques e o Ensemble Corteto, na quinta-feira, 25 de maio (21h30).
O fim de semana começa em grande na noite de sexta-feira (dia 26) com o Arraial à Moda Antiga (21h30) na Praça Luís de Camões, com atuações musicais, jogos tradicionais, quermesse e muito para descobrir. Ao longo do fim de semana decorre também a Feira do Pão, no Parque Vaz Monteiro. Este alimento é destacado por ser um alimento espiritual, com significado simbólico-religioso, uma vez que é oferecido e partilhado em diversas festividades, além de estar presente também nos ramos que se oferecem na quinta-feira de Ascensão, momento de abundância anual, fruto do final da época de colheitas. Nas festas em honra do Divino Espírito Santo celebra-se esse momento de dádiva e partilha, através da presença do pão e de outros elementos.
No sábado (27 de maio) à tarde, o Parque Vaz Monteiro acolhe o bodo típico terceirense, antecedido pelo regresso do Grandioso Cortejo das Oferendas do Espírito Santo, que não se realizava desde 2019. Em destaque está também a Festa da Luz (21h30) uma procissão à luz de velas, repleta de simbolismo e tradição, que parte da Igreja do Espírito Santo.
No domingo (28 de maio) pela manhã poderá visitar os tapetes floridos e desfrutar das ruas ornamentadas com elementos típicos, que fazem as delícias de todos, ao envolver toda a vila no ambiente único que se vive nestes dias. Da parte da tarde (15h), celebra-se uma missa na Igreja de São Francisco, seguida de processão que atravessa os tapetes floridos espalhados pela vila, e do tradicional bodo, no Parque Vaz Monteiro. Esta refeição, segundo a tradição, era oferecida aos pobres após a procissão do Espírito Santo. Atualmente, é oferecida a toda a população, transformando as diferenças em igualdade, sendo acompanhada por animação musical.
Rui Costa, vereador com o pelouro da cultura no município de Alenquer, reforça o convite à visita à vila de Alenquer nesta altura tão singular, em que todas as ruas e vielas estão decoradas a rigor e criam o cenário perfeito para acolher as várias iniciativas que comemoram esta tradição secular.  

Atualizado a 25 maio, 2023
Voltar ao topo
© 2024 | Todos os direitos reservados Autarquia 360