Em Março, Alenquer celebrou o Teatro

09/05/2023

Atividades do ciclo temático “Vamos ao Teatro” promovidas pelo município juntaram em Alenquer quase setecentas pessoas

Durante o mês de março, o município de Alenquer promove uma programação especial dedicada ao teatro, tema histórico no concelho de Alenquer. Entre peças de teatro, conversas culturais, atividades infantis, uma exposição na biblioteca, uma revista à portuguesa e um workshop, foram promovidas atividades para todas as idades, que agradaram a um espectro de cerca de setecentas pessoas que, ao longo deste mês, participou nestas atividades. Esta programação foi dinamizada em conjunto com a ALENPALCO – companhia de teatro da vila, parceria que permitiu a realização de atividades de 1 a 31 de março de 2023, nas vilas de Alenquer e Carregado.
Segundo Rui Costa, vereador com o pelouro da cultura do município de Alenquer, a promoção deste tipo de atividades, gratuitas ou a preço reduzido, impulsiona o consumo de produtos culturais, estimulando paralelamente o gosto pelo teatro e fidelizando o público, ano após ano, o que é notório nas plateias que assistem a estas sessões. Rui Costa reforçou ainda que foi "com grande satisfação que verificámos que, mais uma vez, os alenquerenses aderiram a esta iniciativa e foram ao teatro no seu tempo livre, demonstrando a importância da aposta municipal na manutenção de uma programação cultural rica ao longo de todo o ano, que destaca o teatro no mês de março e que apoia as iniciativas culturais locais".
Na reta final deste ciclo temático, celebrou-se o Dia Mundial do Teatro, 27 de março, comemorado pelo Grupo de Teatro da Universidade de Terceira Idade de Alenquer que, na presença de cerca de 150 idosos, interpretou excertos da peça de teatro “Viagens na Minha Terra”, no Auditório Damião de Góis (Alenquer).
Em 2024, o ciclo temático “Vamos ao Teatro” estará de regresso aos palcos de Alenquer, para mais uma edição imperdível, prometendo manter a qualidade do programa e dos espetáculos proporcionados.

Atualizado a 10 maio, 2023