12 de Dezembro de 2019
Artes
APRESENTAÇÃO DO LIVRO "O HOMEM DA CARBONÁRIA" E CONFERÊNCIA "LUZ ALMEIDA, O BOM PRIMO DE ALENQUER
A Biblioteca Municipal de Alenquer recebe a 12 de outubro, pelas 15h, a apresentação do livro "O Homem da Carbonária" de Carlos Ademar na presença do autor. Um romance histórico pleno de suspense e ação que recupera o ambiente social e político dos anos finais da 1.ª República, quando a instabilidade marcava o quotidiano do país.

Carlos Ademar nasceu em Vinhais, em 1960, mas cedo rumou para Lisboa tendo ingressado em 1987 na Policia Judiciária onde foi inspetor da Brigada de Homicídios. A licenciatura em História consumou uma paixão antiga, sendo atualmente professor na Escola da Polícia Judiciária. De há alguns anos a esta parte fixou residência em Alenquer.

É autor dos romances "O Caso da Rua Direita", "O Homem da Carbonária", "Estranha Forma de Vida", "Memórias de Um Assassino Romântico", "Primavera Adiada", "O Bairro" e "O Chalet das Cotovias". Integra ainda a obra "Contos Capitais", coletânea de narrativas sobre cidades, com "As Últimas Chuvas do Ano em Bissau".

Depois da apresentação do Livro, segue-se uma conferência pelo historiador Filipe Rogeiro, sob o tema "Luz Almeida, o bom primo de Alenquer". Uma abordagem a uma das personalidades mais relevantes e fascinantes da primeira República. Nascido em Alenquer em 1867, Artur Augusto Duarte da Luz de Almeida, foi fundador, principal dirigente e dinamizador das organizações secretas e clandestinas Maçonaria Académica e da Carbonária Portuguesa.
Local Biblioteca Municipal de Alenquer

Imagem do Evento