18 de Agosto de 2018
Ar livre
Encerramento das Festas do Império do Divino Espírito Santo de Alenquer
O fim de semana de Pentecostes marca como é tradição o encerramento das Festas do Império do Divino Espirito Santo em Alenquer.

As origens do Culto do Espírito Santo em Alenquer, desde o século XIV e o seu percurso até à atualidade, já estão patentes numa série de painéis ao longo da calçada Francisco Carmo (a calçadinha para os alenquerenses).

Ruas Floridas, traz a Alenquer a tradição açoriana de enfeitar as ruas com flores. Nos bastidores, funcionários do município e voluntários trabalham afincadamente para que esta sexta-feira 18 de maio, as ruas do centro histórico da Vila Alta (entre o palácio municipal e a Igreja de S. Francisco) estejam devidamente engalanadas para receber os visitantes.

Também no dia 18, a partir das 17h, é inaugurada no Salão Nobre dos Paços do Concelho “A Sala do Império do Divino” mais uma contribuição da comunidade açoriana, que nos irá trazer os ornamentos tradicionais do culto do Espírito Santo. Esta exposição pode ser visitada sexta-feira até às 23h, sábado das 10h às 23h e domingo das 10h às 13h.
Em simultâneo, e nos mesmos horários, no átrio do Palácio Municipal é inaugurada a exposição de fotografia “O Olhar do Divino”, com fotos das celebrações do Espirito Santo nos Açores.

Ainda na sexta-feira, a sala do Capitulo no Convento de S. Francisco recebe o Jantar de Encerramento das Festas do Espírito Santo, com animação musical e teatral. Os participantes no jantar serão depois convidados a descer até à Praça Luís de Camões onde haverá um Arraial com a “Bandinha da Alegria”.

Sábado a partir das 18h Bodo típico da Ilha Terceira, confecionado pela comitiva açoriana, servido a toda a população e visitantes no Largo do Espírito Santo.
A partir das 21h30, inicio de uma das mais belas procissões do concelho a “Festa da Luz” com o percurso da Igreja do Espirito Santo até à Igreja de S. Francisco iluminado por velas.

Domingo, a missa solene na Igreja de S. Francisco marca a partir das 15h o encerramento das Festas. Após a missa a procissão irá percorrer as ruas da vila, desembocando no Largo do Espírito Santo onde será servido o bodo.
Local Alenquer

Programa Festas Espírito Santo