11 de Dezembro de 2018
Ar livre
Alenquer Presépio de Portugal

Esta quadra de Natal, entre 1 e 30 de dezembro, o Parque Urbano da Romeira transforma-se num autêntico Parque Temático de Natal, com muitas propostas irresistíveis para toda a família.

Circo de Natal, Pista e Rampa de Gelo, Fábrica de Brinquedos do Pai Natal, jogos, pinturas faciais, espaços de diversão infantil, ateliês infantis de presépios, exposição de presépios do Mundo e mercado de presépios – com destaque para um presépio mecanizado de grandes dimensões que vai fazer o delírio dos mais pequeninos, e a Quinta do Pai Natal, repleta dos seus animais preferidos, são algumas das atividades do Parque Temático de Natal, a garantir horas de diversão em família.

No Fórum Romeira, poderá também encontrar uma Mercearia de Natal, com os vinhos e as iguarias do concelho e da região, complementada com um mercado de Natal, instalado no parque da Paróquia, bem no centro da vila de Alenquer, sendo os locais ideais para encontrar aquela prenda personalizada e típica da região.

O Museu Damião de Góis e das Vitimas da Inquisição, recebe uma Feira do Livro de Natal, o Museu João Mário recebe a exposição “Aguarelas e outras Artes de Natal”, o Museu do Vinho convida a conhecer a exposição “Grape Land” e nos Paços do Concelho pode visitar a exposição “Dos 50 anos das cheias de Alenquer ao Presépio Monumental”.

Pelo nono ano consecutivo, o município de Alenquer, promove o Concurso de Presépios, incentivando comerciantes, instituições e munícipes a construir um presépio e a colocá-lo nas montras e jardins, trazendo outro brilho e cor às localidades do concelho.

Pela primeira vez, o município organiza uma excursão e roteiro, proporcionando uma oportunidade a todos para visitarem os presépios a concurso.

Já habituais, são as visitas guiadas ao Monumental Presépio de Alenquer, que comemora neste ano de 2018, meio século de existência. Os visitantes terão oportunidade de ouvir como nasceu este Presépio, que fascina todos aqueles que da estrada nacional, disfrutam de uma vista privilegiada sobre a encosta que o recebe todas as quadras de Natal nos últimos 50 anos.

O lançamento de mais uma edição de Lugares e Palavras de Natal no Museu João Mário, o teatro com “Um Conto de Natal” de Charles Dickens no Teatro Ana Pereira e “Um Conto de Natal no Palácio Municipal”, nos Paços do Concelho, Concertos Corais de Natal em Igrejas das Paróquias de Alenquer, a Festa dos Loucos Anos 80 e o V Alenquer Xmas Trail (que em 4 edições se afirmou como um grande evento desportivo com milhares de atletas participantes), são outras das propostas durante o mês de dezembro.

A ligar todas estas atividades, um Comboio de Natal vai percorrer as principais artérias da vila, muito bem iluminadas e ao som de música natalícia, para que possa ver tudo o que temos para oferecer sem precisar de utilizar o automóvel.

Espetáculo Piromusical abre programação de Natal

A cerimónia de iluminação do Monumental Presépio de Alenquer, a 1 de dezembro pelas 22.30h, seguido de um espetáculo piromusical, marca como habitualmente o inicio da quadra natalícia na vila. O espetáculo de fogo de artificio promete atrair uma vez mais milhares de pessoas à vila de Alenquer, pelo que o município recomenda uma vez mais, que os visitantes cheguem antecipadamente e utilizem os parques de estacionamento gratuitos nos limites da vila.

Em Alenquer como é tradição, apesar das atividades de Natal encerrarem a 30 de dezembro, a quadra só termina com o Pintar dos Reis, na madrugada de 5 para 6 de janeiro, no cumprimento de uma tradição candidata a Património Cultural Imaterial. Este ano, cientes de que a hora tardia do cantar dos Reis impossibilita a visita de muitos interessados, o município organiza duas visitas às aldeias de Alenquer que mantêm esta tradição ancestral. “O Pintar e Cantar dos Reis no Concelho de Alenquer” terá uma primeira partida pelas 15h e a segunda às 22h, num percurso efetuado num autocarro do município.

A partir de 1 de dezembro venha viver o Espírito de Natal, no único e verdadeiro Presépio de Portugal e descobrir tudo o que temos para lhe oferecer.

Formulário de inscrição para o Roteiro Turístico "Presépios no Concelho de Alenquer"; "Visitas Guiadas ao Presépio"; e Roteiro Turístico "Pintar e Cantar os Reis no Concelho de Alenquer"

Local Alenquer, vários

Imagem do Evento