15 de Agosto de 2018
Pesquisar
Alertas SMS
Subscreva o serviço gratuito
 Eventos do dia 15-08-2018
Ar livre - 12-07-2018 a 30-08-2018
A Biblioteca Vai ao Parque

Ao longo dos meses de julho e agosto, a Biblioteca Municipal de Alenquer sai à rua e vai ao encontro dos seus leitores, nos parques de Alenquer e Carregado.
 
A iniciativa arranca no Parque Urbano da Romeira, com animação de leitura, jogos, pinturas faciais, ateliês e algumas surpresas. Para os mais velhos, estão ainda disponíveis jornais e revistas para consulta no local.
 
No dia 19, a ação decorre no Parque da Quinta Nova, no Carregado e a 26 nas Piscinas Municipais de Alenquer.
 
O Parque Vaz Monteiro, em Alenquer, abre a programação de agosto, logo no dia 2, Parque Urbano da Romeira a 9, piscinas municipais a 16, Jardim da Quinta Nova a 23 e dia 30 no Parque Vaz Monteiro.

A atividade decorre sempre das 15h às 17h.
Local: Vários
Destacamos para este dia ()
Outros - 01-06-2018 a 15-08-2018
Concurso Wine Discoveries - Prazo de candidaturas prolongado até 15 de agosto

Foi prolongado até 15 de agosto o prazo de candidaturas do Wine Discoveries - Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Torres Vedras, um concurso que tem por objetivo premiar as melhores ideias de negócio associadas às áreas da Viticultura, Enologia e Enoturismo.

Desenvolvido em três fases (candidatura, formação/workshop e pitch final), o concurso irá distinguir os três melhores projetos com prémios monetários de 10 mil (1º lugar), 3500 (2º lugar), e 1500 euros (3º lugar).

O primeiro classificado terá ainda um espaço, gratuito por um ano, para desenvolver o seu projeto, podendo optar pelas instalações das incubadoras Torres Vedras Labcenter, ou Alen-Quer Inovar.

Ao segundo classificado serão oferecidos seis meses de utilização das instalações da incubadora Torres Vedras Labcenter, e ao terceiro classificado seis meses de utilização da incubadora Alen-Quer Inovar.

As normas de participação, mais informações, e submissão de candidaturas, no site oficial do Wine Discoveries.

Uma organização dos municípios de Alenquer e Torres Vedras com o apoio da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Torres Vedras, no âmbito da programação oficial da Cidade Europeia do Vinho 2018 Torres Vedras/Alenquer.

Local: Alenquer e Torres Vedras
Destacamos para este dia ()
Ar livre - 06-05-2018 a 30-09-2018
Alenquer a Mexer

De maio a setembro o município de Alenquer volta a desafiar os alenquerenses a mexerem-se.

A iniciativa "Alenquer a Mexer" decorre entre as vilas de Alenquer e Carregado, nas modalidades de Zumba, hidroginástica, caminhada, circuito, e hip-hop pais e filhos, de forma totalmente gratuita e com instrutores credenciados.

A primeira "aula" é já este domingo, 6 de maio, com aula de Zumba no parque urbano da Romeira, a partir das 10h30. O programa completo pode ser consultado no cartaz.

Local: Alenquer e Carregado
Destacamos para este dia ()
Institucional - 01-05-2018 a 31-12-2018
Cidade Europeia do Vinho Torres Vedras/Alenquer 2018 (em atualização)

No ano em que Alenquer e Torres Vedras partilham a distinção de Cidade Europeia do Vinho (CEV), são muitas as formas e os modos de divulgar todo o potencial da viticultura e do enoturismo na Região, extravasando as fronteiras dos próprios municípios, numa promoção que alavanca toda a Comissão Vitivinícola da Região (CVR) de Lisboa.

Esta intenção ficou bem patente na escolha dos Paços do Concelho de Lisboa, para receber a Gala de Abertura da CEV Torres Vedras/Alenquer. A cerimónia decorreu a 4 de março, e contou com a presença do ministro da Agricultura e de autarcas de toda a região de Lisboa e Oeste.

Foi também em Lisboa, no Palácio Chiado, que foram apresentados os Embaixadores do Vinho CEV 2018, personalidades ligadas ao vinho, mas também às artes, à moda, ao design.

A Cidade Europeia do Vinho tem ainda marcado presença em certames como a Bolsa de Turismo de Lisboa na FIL, a Feira do Vinho no Cartaxo, a Feira da Ascensão em Alenquer, ou no encerramento das Festas do Espírito Santo também em Alenquer.

Até ao final do ano, são muitas as atividades já agendadas, associando de forma mais ou menos direta o vinho, a áreas tão diversas como a cultura, o desporto, a gastronomia ou as atividades de lazer.

ATIVIDADES EM JUNHO – CEV Torres Vedras/Alenquer 2018

De 1 de junho a 15 de julho estão abertas as inscrições para o concurso "Wine Discoveries", um concurso que tem por objetivo premiar as melhores ideias de negócio associadas às áreas da Viticultura, Enologia e Enoturismo.

Desenvolvido em três fases (candidatura, formação/workshop e pitch final), o concurso irá distinguir os três melhores projetos com prémios monetários de 10 mil (1º lugar), 3500 (2º lugar), e 1500 euros (3º lugar).

O primeiro classificado terá ainda um espaço, gratuito por um ano, para desenvolver o seu projeto, podendo optar pelas instalações das incubadoras Torres Vedras Labcenter, ou Alen-Quer Inovar.

Ao segundo classificado serão oferecidos seis meses de utilização das instalações da incubadora Torres Vedras Labcenter, e ao terceiro classificado seis meses de utilização da incubadora Alen-Quer Inovar.

As normas de participação, mais informações, e submissão de candidaturas, estarão disponíveis brevemente.

Uma organização dos municípios de Alenquer e Torres Vedras com o apoio da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Torres Vedras, no âmbito da programação oficial da CEV 2018.

A 8 e 9 de junho, “Vinhos no Convento”, e de 8 a 10, segunda edição da Feira do Vinho e do Cavalo de Aldeia Gavinha (ambos os eventos estão em destaque nesta agenda).

Também com o apoio institucional da CEV, Choose 90, festa na sua sexta edição, no Jardim das Águas em Alenquer. A 16 de junho, a partir das 22h.

Entre 15 e 17 de junho, Feira Quinhentista de Aldeia Galega da Merceana (ver destaque nesta agenda) e a 22 e 23 observações astronómicas nas serras do Montejunto (com José Matos) e Socorro (com Máximo Ferreira), respetivamente.

A Casa Santos Lima recebe na Quinta da Boavista, a 24 de junho pelas 18h, “A História do Soldado”, ópera do compositor russo Igor Stravinsky pelo Ensemble Darcos dirigido pelo maestro Nuno Côrte-Real e com narração do ator Paulo Pires.

Outras atividades no âmbito da CEV 2018 podem ser consultadas na Agenda da sua página oficial em http://cidadeeuropeiadovinho2018.eu/.

Local: Vários
Destacamos para este dia ()
Outros - 08-04-2018 a 02-12-2018
Encontro Numa Tarde de Domingo

programação abril » dezembro

exposições • conferências • música • apresentação de livros • formação
Local: Museu João Mário, Travessa de S. Benedito, Alenquer
Destacamos para este dia ()
  Próximos Eventos
Ar livre - 23-09-2018
II Trail da Base Aérea da Ota

Já estão abertas as inscrições para o II Trail da Base Aérea da Ota, a decorrer a 23 de setembro, nas instalações do atual Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea.

À semelhança do ano passado, para além da vertente de competição com um Trail de 15 quilómetros, há ainda uma caminhada de 9 quilómetros extra-competição.

Esta atividade, inserida nas comemorações do 78º aniversário da Base Aérea da Ota, procura incentivar um estilo de vida saudável alicerçado na prática desportiva, na vertente de atletismo em ambiente florestal, permitindo aos participantes percorrer trilhos e caminhos, na área da Unidade, constituindo assim, uma oportunidade única de visitar e relembrar (para alguns) locais familiares e míticos.

A organização contemplará cada atleta / caminhante com um prémio de participação composto por uma t-shirt técnica, uma medalha comemorativa, saco, voucher de acesso ao Museu do Ar em Sintra, senha para almoço (feijoada à moda da Base) e brindes diversos. Serão ainda sorteados prémios durante o evento, entre todos os inscritos.

De acordo com o estipulado no regulamento da prova haverá prémios para os primeiros três classificados masculinos e femininos da geral, assim como para os primeiros três classificados de cada escalão masculino e feminino.

Para além destes prémios classificativos, será atribuído o Troféu “Falcões Selvagens” para a equipa que conseguir registar mais inscrições nas duas modalidades de participação.

Haverá ainda um momento de animação musical assegurado pela Orquestra Sinfónica Juvenil da Associação Musical de Cabanas de Torres.

As inscrições estão abertas até 15 de setembro e limitadas a 500 participantes no Trail e 500 participantes na caminhada, e podem ser efetuadas aqui. Pode ainda acompanhar o evento no Facebook.

A primeira edição em setembro do ano passado foi um sucesso com um total de mais de 750 participantes. A prova conta com o apoio do município de Alenquer.

Local: Centro de Formação Militar e Técnica da Ota
Ar livre - 30-09-2018
Concurso de Curtas-Metragens "Da Vinha ao Vinho"

Estão abertas as inscrições para o concurso de curtas-metragens Da Vinha ao Vinho, no âmbito do Programa da Cidade Europeia do Vinho 2018-Torres Vedras/ Alenquer.

Os interessados têm até 30 de setembro para submeter a sua candidatura.

Dos projetos admitidos a concurso será selecionado um que terá apoio financeiro, logístico e técnico para a sua realização.

A participação está aberta a todos os profissionais e/ou estudantes superiores de cinema, podendo os concorrentes apresentar-se individualmente, em consórcio, ou entidades coletivas, sendo admitidos apenas projetos originais, que não tenham na sua génese encomendas de outras entidades públicas ou privadas.

Poderão ser apresentados projetos de produção de obras cinematográficas nas seguintes categorias:

a) Curtas-metragens de ficção;
b) Documentários;
c) Curtas-metragens de animação.

Formulário de candidatura, normas de participação e outras informações no site oficial do concurso.

Local: Alenquer/Torres Vedras
Ar livre - 15-10-2018
Curso de Técnico Especialista em Tecnologia Mecatrónica (inscrições abertas)

Estão abertas as inscrições para a 3ª turma do Curso de Técnico Especialista em Tecnologia Mecatrónica, com inicio marcado para 15 de outubro.

Tem como destinatários jovens e adultos desempregados com o 12º ano, e inscritos no Centro de Emprego da sua área de residência.

As aulas teóricas decorrem no Centro de Formação do Carregado (instalações da antiga escola Básica P3), e as aulas de laboratório na sede da ATEC em Palmela, sendo o transporte assegurado pelo município de Alenquer. O curso tem uma duração de 12 meses, seguindo-se três meses e meio de estágio em contexto laboral.

Esta é uma iniciativa do município de Alenquer em parceria com a ATEC, e a escolha deste curso foi resultado de uma série de encontros com empresários do concelho de Alenquer, no sentido de se apurar quais as reais necessidades das empresas em mão de obra qualificada.

O curso tem por isso uma elevada taxa de empregabilidade, como se pode atestar pelos formandos do 1º curso, todos eles a trabalhar em empresas da região, na sua maioria onde estiveram a estagiar.

Neste momento, estão a entrar em estágio os formandos do 2º Curso de Técnico Especialista em Tecnologia Mecatrónica.

Mais informações e inscrições através do site oficial da ATEC.

Local: Escola Básica P3 Carregado
Agenda de Eventos
Categorias:










2006 - 2018 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados

Projecto Co-Financiado  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associação de Municípios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informação