8 de Dezembro de 2021
LiterAL

Quinto encontro literário
as artes e a educação na insólita atualidade

A Biblioteca Municipal de Alenquer fica em modo LiterAL entre 8 e 13 de novembro. Esta quinta edição explora o que se passa com “As Artes e a Educação na insólita atualidade”. Do programa fazem parte colóquios, conversas com escritores, workshops de pintura, uma peça de teatro e um concurso e exposição de fotografia.

Para conhecer o programa detalhado, clique em "LiterAL" (no cabeçalho)
Increva-se aqui no colóquio de 13 de novembro
Local vários

Imagem do Evento
Datas de Realização
› 08-11-2021 a 13-11-2021

Programação Diária
›08-11-2021 - PINTURA CRIATIVA PARA CRIANÇAS com Isa Silva
Sessões às 10h e às 14h

Para o 1.º ciclo do ensino básico, no Agrupamento de Escolas Visconde de Chanceleiros (Centro Escolar de Vila Verde dos Francos)

›09-11-2021 - A ILUSTRAÇÃO com Gabriela Sottomayor
Sessões às 12h30 e às 14h

A partir do livro Os sinais do coração
Dirigido ao 2.º ciclo do ensino básico, no Agrupamento de Escolas de Abrigada (Escola Básica de Abrigada)

›10-11-2021 - OS TRÊS PORQUINHOS
Sessões às 9h50 e às 10h45

Teatro para a infância
Espetáculo da Companhia Palco de Chocolate, dirigido a alunos do JI, em cena no Agrupamento de Escolas do Carregado (Centro Escolar do Carregado)

›11-11-2021 - OS TRÊS PORQUINHOS
Sessão às 10h

Teatro para a infância

›11-11-2021 - A FOTOGRAFIA com Henrique Silva
Sessões às 10h45 e às 14h45

Para o 3.º ciclo do ensino básico, no Agrupamento de Escolas Damião de Goes (Biblioteca da Escola Básica Pêro de Alenquer)

›12-11-2021 - A ARTE URBANA com Afonso Danho
Sessões às 10h e às 14h

Para o ensino secundário, no Agrupamento de Escolas Damião de Goes (Biblioteca da Escola Secundária Damião de Goes

›13-11-2021 - AS ARTES E A EDUCAÇÃO NA INSÓLITA ATUALIDADE colóquio
10h às 12h30 e 14h30 às 18h

Dia reconhecido como Ação de Curta Duração pelo Centro de Formação Pêro de Alenquer

10h receção e entrega de pasta | boas-vindas | enquadramento do encontro e da exposição fotográfica “Imagens Controladas”

1.º painel O ESTADO DAS ARTES

Após este absurdo interregno, vamos refletir sobre o ato de criar, de editar, de encenar – no fundo refletir sobre as batalhas de sobrevivência dos artistas, escritores e agentes culturais enfrentadas neste período das nossas vidas.
Segundo estudos de mercado, constatamos quebras enormes nas vendas de livros. Os autores lutam pela inspiração e pela possibilidade de editar, de terem sorte e capacidade para se autopromoverem, os profissionais ligados ao teatro deparam-se com salas vazias e sem perspetivas e os outros agentes culturais a braços com a necessidade de decidir um futuro incerto. Torna-se imperativa a criação de políticas consistentes para as artes?

Moderador: Carlos Levezinho, Técnico da DGARTES
Pedro Almeida Vieira escritor, com "Escrever em contexto insólito"
Ângelo Rodrigues coordenador literário para a editora Colibri, com "A edição em época pandémica"
Simão Biernat ator e encenado, com "Encenar o panorama difícil"
Paulo Lameiro da Rede Cultura 2027, com "A Cultura em tempos atípicos"
Intervenção do grupo literário AlenCriativos e Livro Aberto RVA, com "A poesia em épocas difíceis: a importância do poema para quem o escreve (seja poeta ou não) e para quem o lê"

Discussão

pausa para almoço

14h30 anúncio dos premiados no concurso de fotografia “Imagens Controladas”

2.º painel O ESTADO DA EDUCAÇÃO

A educação deparou-se com um panorama invulgar, como todos sabemos. Longínquo está o tempo de um sistema de ensino tranquilo e em que tudo parecia estar certo. O presencial foi substituído pelo virtual passando a transmissão de conhecimentos para outro formato. Toda a estrutura educativa sofreu um abalo e uma consequente dificuldade com o surgimento de novo paradigma.
Caberá também aos autores o registo para memória futura destes tempos insólitos?
Como ficcionar uma realidade cruel passível de ser estudada pelos alunos portugueses?
De que forma as bibliotecas poderão ser mensageiras destes novos tempos e de que forma as políticas educativas poderão fortalecer esta missão?

Moderadora: Manuela Silva professora bibliotecária
Isabel Tallysha-Soares escritora, com "Ontem era assim…e agora?!..."
Isabel Rio Novo escritora, com "Os registos históricos ficcionados e a atualidade"
Rui Fernando Costa ex-diretor de um agrupamento de escolas, com "A Educação em Contexto de Mudança"