17 de Outubro de 2018
 Eventos do dia 17-10-2018
Outros - 17-10-2018 a 27-10-2018
O livro convida à hora do conto

livro de outubro O Pato Camponês, de Martin Waddell e Helen Oxenbury

público pré-escolar e famílias com crianças dos três aos seis anos

dias fixos (pode solicitar a marcação noutros dias)
17 e 20, às 11h | 24 e 27, às 15h

inscrições gratuitas balcão da BMA, 263 730 940 e biblioteca@cm-alenquer.pt
Local: Biblioteca Municipal de Alenquer
Destacamos para este dia ()
Outros - 08-04-2018 a 02-12-2018
Encontro Numa Tarde de Domingo

programação abril » dezembro

exposições • conferências • música • apresentação de livros • formação
Local: Museu João Mário, Travessa de S. Benedito, Alenquer
Destacamos para este dia ()
Ar livre - 20-10-2018 a 27-10-2018
LU.GAR DESENHO

Gostava de aprender a desenhar, mas acha que não tem jeito nenhum? Inscreva-se no Lu.Gar Desenho – oficina de desenho ao ar livre, e descubra um talento escondido.

Iniciativa da Memória Imaterial com o apoio do município de Alenquer, o Lu.Gar Desenho é constituído por duas sessões de 2h30 cada, a decorrer a 20 e 27 de outubro, no parque Vaz Monteiro em Alenquer.

A oficina é da responsabilidade do pintor, ilustrador, formador e investigador, Carlos Augusto Ribeiro, e tem como principal objetivo incentivar a criatividade através do desenho e da pintura. Gestos simples: manchar e contornar. Pequenas coisas. Objetos simples.

Materiais: grafite; lápis de cera; pincéis e pigmento natural. O material é fornecido pela organização.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, e limitadas a 20 elementos de todas as idades, e podem ser efetuadas através deste formulário ou do telefone 961502105

Mais informações disponíveis no site oficial da Memória Imaterial.

Local: Parque Vaz Monteiro - Alenquer
Artes - 27-10-2018
Bagos com Alma Literária
O vinho e a poesia sempre andaram de mãos dadas e foi com esse pensamento que o município de Alenquer decidiu organizar o evento "Bagos com Alma Literária".

No próximo dia 27 de outubro visite a Quinta do Lagar Novo às portas da vila de Alenquer, participe numa prova comentada dos vinhos da Quinta com apresentação do seu proprietário e enólogo João Carvalho, e assista a momentos literários animados por Renato Cardoso, Rui David e Rui Spranger.

As inscrições são gratuitas mas obrigatórias e limitadas e podem ser efetuadas através do mail biblioteca@cm-alenquer.pt, do telefone 263 730 940 ou ao balcão da Biblioteca.

O transporte até à Quinta é assegurado pelo município. Evento inserido na Cidade Europeia do Vinho 2018 - Torres Vedras / Alenquer.
Local: Quinta do Lagar Novo - Alenquer
Outros - 31-10-2018
Um serão... horripilante!

animação da leitura • ateliê horripilante • concurso de máscaras

OBRIGATÓRIO TRAZER UMA MÁSCARA ASSUSTADORA

apoios: Imagina, O Festarolas, Óptica da Vila, Papelaria Alenquerense, Photo Click Carregado
Local: Biblioteca Municipal de Alenquer, das 21h às 23h30
Institucional - 31-10-2018 a 04-11-2018
Peditório da Liga Portuguesa Contra o Cancro

O Peditório da Liga Portuguesa Contra o Cancro irá decorrer de 31 de outubro a 4 de novembro, com os objetivos angariar verbas para apoio social ao doente oncológico e famílias carenciadas, para a promoção de hábitos de vida saudável,  rastreio de cancro da mama, apoio à investigação científica e formação em oncologia entre outras ações.

Todos os voluntários responsáveis pela recolha dos donativos estarão devidamente identificados e as contribuições são assinaladas com um selo da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Seja solidário. Contribua para esta causa.
Local: Alenquer - Vários
Ar livre - 09-11-2018 a 11-11-2018
Wine Cellars & Art Fest Portugal - Festival Arte nas Adegas

A Cultura como uma visão holística da vida tem a sua génese na sociedade grega, e revela o desejo helénico de formar o cidadão completo, capaz de liderar e ser liderado, e desta forma desempenhar um papel construtivo na sociedade. O Festival Arte nas Adegas parte desse princípio para mesclar três vertentes principais: a indústria do vinho e o turismo, duas das principais atividades económicas de Portugal, o património, visível na arquitetura singular das adegas e na sua localização rural, e a Arte, a mais importante atividade humana, ela própria uma biologia e manifestação cristalina do Homo Sapiens. Afirmação polémica? Bom, é o que parece que nos fica, ou vai ficando, nestes milénios por onde temos perdurado e transformado o planeta que nos acolhe. O objetivo do festival é, assim, proporcionar um contexto onde essa visão holística possa ser vivida, juntando artistas plásticos, músicos, atores, pensadores, jornalistas, literatura, enologia, gastronomia, artes cénicas, e sobretudo abraçar o espaço-natureza onde as adegas estão inseridas, aspeto de primeira ordem na crescente e dramática degradação do nosso planeta.

A primeira edição do Festival Arte nas Adegas terá lugar durante o mês de outubro e novembro de 2018, no âmbito da Cidade Europeia do Vinho 2018 Torres Vedras/Alenquer, e será realizado na Quinta do Valle do Riacho, em Alenquer, e na Adega Cooperativa de São Mamede da Ventosa, em Torres Vedras. O Festival contará, entre outros, com Sofia Areal, Júlio Resende, Ana Paula Russo, Luísa Tender, Pedro Giestas, António Mega Ferreira, Inês Pedrosa, e o chef Leopoldo Garcia Calhau, assim como uma mostra variada de Vinhos da Região de Lisboa.

Curadoria de Nuno Côrte-Real

Apresentação de Luís Caetano e André Cunha Leal