24 de Junho de 2018
Pesquisar
Alertas SMS
Subscreva o serviço gratuito
 Eventos do dia 24-06-2018
Artes - 24-06-2018
A História do Soldado de Igor Stravinsky

A Casa Santos Lima recebe na Quinta da Boavista, a 24 de junho pelas 18h, “A História do Soldado”, compositor russo Igor Stravinsky pelo Ensemble Darcos dirigido pelo maestro Nuno Côrte-Real e com narração do ator Paulo Pires.

Musicado por Stravinsky a partir de um conto do escritor suíço C. F. Ramuz, a “História do Soldado” conta-nos a história de um jovem militar que regressa a casa numa licença de dez dias. Sentado à beira de um rio a tocar o seu violino é interrompido pelo Diabo, disfarçado de velho com uma rede de borboletas.

O Diabo compra o violino ao Soldado por troca com um livro mágico que consegue prever o futuro, e convence o Soldado a ir para casa com ele por três dias para o ensinar a tocar violino.

Mas trata-se de um truque: os três dias são na realidade três anos, e quando o Soldado finalmente regressa à sua aldeia, a sua namorada está casada com outro, e toda a gente que o vê, até mesmo a sua mãe, pensa que ele é um fantasma…

Concebido para uma mini-orquestra de sete músicos, dois atores, um narrador e um bailarino, nesta versão do Ensemble Darcos todas as falas são asseguradas pelo narrador.

O Ensemble Darcos é um dos mais prestigiados grupos portugueses, fundado em 2002, pelo compositor e maestro Nuno Côrte-Real, tem como principal propósito a interpretação dos grandes compositores europeus de música de câmara, como Beethoven, Brahms ou Debussy, e a música do próprio Côrte-Real. Em termos instrumentais, o Ensemble Darcos varia a sua formação consoante o programa que apresenta, de duos a quintetos, até à típica formação novecentista de quinze músicos.

Inserido na programação Cidade Europeia do Vinho 2018 – Torres Vedras/Alenquer, este espectáculo tem entrada gratuita e no final terá ainda oportunidade de provar alguns dos excelentes vinhos da Casa Santos Lima.  

Local: Casa Santos Lima - Quinta da Boavista
Destacamos para este dia ()
Ar livre - 23-06-2018 a 24-06-2018
Solstício de Verão

O município de Alenquer dá as boas vindas à época estival com o evento “Solstício de Verão”.

A 23 e 24 de junho, ambas as margens do rio de Alenquer (Avenida dos Bombeiros Voluntários e Avenida 25 de Abril), vão receber um conjunto de iniciativas, entre música, poesia, dança, moda e ação de sensibilização para a adopção de animais, entre outras.

Inserido no programa de apoio ao Comércio Tradicional Local, a iniciativa tem inicio sábado com um concerto pelas 14h30.

Entre as 15h e as 16h30, haverá uma ação para os cuidados a ter com os animais de estimação e de incentivo à adopção. Esta campanha faz parte do programa de um dos projetos vencedores do Orçamento Participativo Jovem 2017, e conta com a colaboração da escola de treino de cães “Masterdog” e do Canil Municipal de Alenquer.

A partir da 17h00, Tertúlia de Poesia, parceria entre as associações literárias Gerábriga, Alencriativos e Salada de Letras, e o apoio da Biblioteca Municipal de Alenquer.

A partir das 18h30 no encerramento das atividades do dia, espetáculo de Dança do Estúdio 19.

Domingo, abertura a partir das 15h30, com concerto pelo grupo 100 cordas, que vai ainda assegurar a música para o desfile de moda marcado para as 17h30.

Vão ainda ser revelados os vencedores do “Cão Alão”, concurso dinamizado pelo município de Alenquer, onde os alunos do 1º ciclo foram desafiados a decorar o cão Alão a partir de um recorte em contraplacado.

Os trabalhos dos alunos podem ser vistos nas montras das lojas de comércio tradicional local.

O evento termina com um concerto a partir das 20h.

Local: Av. dos Bombeiros Voluntários e Av. 25 de Abril - Alenquer
Destacamos para este dia ()
Ar livre - 23-06-2018 a 24-06-2018
Observação Astronómica com prova de vinhos

Um serão debaixo de uma abóbada estrelada em plena paisagem natural, no topo de uma serra, a aprender a olhar as estrelas, e ouvir falar delas por alguém que as conhece como só um astrónomo pode conhecer.

Beber um bom vinho debaixo dessas estrelas, entre família, com amigos e conhecidos, e com quem acabámos de conhecer.

Se lhe parece um bom plano, é precisamente essa a proposta que temos para si, num evento com o selo Cidade Europeia do Vinho 2018.

Desse modo, os municípios de Alenquer e Torres Vedras recebem a 22 e 23 de junho, respetivamente, uma sessão de observação astronómica, seguida de uma prova de vinhos de ambos os territórios.

Em Alenquer, a sessão vai decorrer na Serra do Montejunto, pelo astrónomo José Matos a partir das 21h30.

José Augusto Matos, é divulgador e formador na área da astronomia. Os seus interesses centram-se na divulgação da astronomia e na observação do céu. Há mais de duas décadas que se dedica à divulgação da astronomia em escolas e que faz formação para o público em geral. Tem desenvolvido também atividades de animação em astronomia com municípios e empresas.

Em Torres Vedras, a observação astronómica será feita a partir da Serra do Socorro, pelo astrónomo Máximo Ferreira e para além da prova de vinhos contará ainda com uma pequena palestra.

Máximo Ferreira é coordenador científico do Centro Ciência Viva de Constância, recebendo todos os anos, milhares de crianças, jovens e adultos, contando com programas específicos para as escolas.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias e com número limitado de participantes, sendo que o evento é dirigido para toda a família. Pode efetuar a sua inscrição aqui.

Em Alenquer, a concentração está marcada para as 21h no Largo do Palácio Municipal, sendo facultado transporte gratuito em autocarro, até à Estação de Radar n.º3 da Força Aérea na Serra do Montejunto.

Alenquer, Município Educador.

Local: Serra do Montejunto e Serra do Socorro
Destacamos para este dia (24-06-2018)
Serra do Socorro
21h30 - Observação Astronómica e Palestra pelo astrónomo Máximo Ferreira, seguida de prova de vinhos.
Exposição - 01-06-2018 a 29-06-2018
Um uivo pela sobrevivência

Exposição do Centro de Recuperação do Lobo Ibérico (Grupo Lobo)

grupolobo.pt
Local: Biblioteca Municipal de Alenquer
Destacamos para este dia ()
Institucional - 01-06-2018 a 31-07-2018
Banco Municipal de Partilha de Manuais Escolares

À semelhança de anos anteriores está a decorrer entre este mês de junho e até ao final de julho, a campanha de recolha de manuais escolares do 2º e 3º ciclos do ensino básico, e ensino secundário.

Assim, quem tiver manuais escolares em bom estado geral, sem exercícios feitos a caneta, e que estejam em vigor no próximo ano letivo, pode entregá-los nos seguintes Pontos de Recolha: sedes de freguesia, nos Agrupamentos de Escolas e na Biblioteca Municipal de Alenquer e respetivos Polos de Carregado, Olhalvo, Merceana, Abrigada e Canados.

A requisição de manuais escolares efetua-se mediante o preenchimento de um Formulário, disponível no respetivo Ponto de Recolha, com a indicação nominal dos manuais escolares por ano letivo, que pretendem receber por empréstimo.

A distribuição dos manuais escolares decorre a partir da segunda quinzena de agosto, mas o formulário requisição já está disponível nos pontos de recolha.

Para mais detalhes consulte as Informações Gerais e o Regulamento Municipal.

Local: Vários
Destacamos para este dia ()
Outros - 30-05-2018 a 01-07-2018
Mês da Juventude

Junho é o mês da Juventude em Alenquer com muitas propostas nas áreas da música, desporto, fotografia, e empreendedorismo entre outras.

O arranque da programação está agendada contudo já a partir de 30 de maio, com “Until the Next Updtate”, uma festa dedicada ao público Juvenil no Parque Romeira Urbano da Romeira, a partir das 22h30.

Entre 1 e 15 de junho, concurso de fotografia sob o tema “Alenquer Património Natural”, destinado a fotógrafos amadores e profissionais. Os vencedores do concurso serão revelados a 1 de julho no Museu João Mário, onde será também inaugurada uma exposição com as melhores fotografias.

A 2 de junho terá lugar um workshop de fotografia dedicada aos “Espaços naturais do concelho de Alenquer: Montejunto e Ota”, dirigida a jovens entre os 15 e os 30 anos. As inscrições são gratuitas, mas limitadas a 20 participantes e devem ser efectuadas até à próxima sexta, 25 de maio.

Também a 2 de junho “Dar a voz aos mais jovens”, é um projeto que pretende estimular a participação dos jovens na vida pública do município, apresentando os seus projetos e ideias em prol da comunidade. Este dia será dedicado à apresentação dos projetos em cada uma das 11 freguesias do município.

Ainda no âmbito deste projeto a 16 de junho terá lugar uma sessão presencial por áreas de interesse na Escola Secundária Damião de Goes, a partir das 15h e a 21 de junho sessão presencial final nos Paços de concelho a partir das 18h.

Entre 3 e 24 de junho, são muitas as atividades desportivas de acesso gratuito, a decorrer nas localidades de Alenquer (Piscinas municipais e Parque Romeira), e Carregado (antiga escola básica P3).

Entre 8 e 9 de junho, os claustros da Igreja de S. Francisco recebem “Vinhos no Convento”, uma prova vínica e gastronómica com a presença de alguns dos principais produtores de Alenquer e Torres Vedras, que partilham este ano o título de Cidade Europeia do Vinho. Haverá ainda animação musical ao longo dos dois dias do evento.

A 16 de junho festa dos anos 90 no Jardim das Águas a partir das 22h, organização da Choose, com o apoio do município de Alenquer. A 23 e 30 de junho Torneio Municipal de Futebol de 7 Juvenil.

No dia 24, a partir das 18h, a Quinta da Boavista da Casa Santos Lima apresenta, “A história do soldado”, uma ópera de Igor Stravinsky pelo Ensemble Darcos.

De 29 de junho a 1 de julho “Acampamento Radical” na Serra de Montejunto, um dos projetos vencedores do Orçamento Participativo Jovem de Alenquer 2017, com inúmeras atividades ao longo dos três dias.

A 1 de julho Alenquer acolhe uma prova de Laser Run a contar para o campeonato nacional.

Mais informações sobre estas atividades através do e-mail juventude@cm-alenquer.pt ou do telefone 963 589 285.

Local: Vários
Destacamos para este dia ()
Ar livre - 06-05-2018 a 30-09-2018
Alenquer a Mexer

De maio a setembro o município de Alenquer volta a desafiar os alenquerenses a mexerem-se.

A iniciativa "Alenquer a Mexer" decorre entre as vilas de Alenquer e Carregado, nas modalidades de Zumba, hidroginástica, caminhada, circuito, e hip-hop pais e filhos, de forma totalmente gratuita e com instrutores credenciados.

A primeira "aula" é já este domingo, 6 de maio, com aula de Zumba no parque urbano da Romeira, a partir das 10h30. O programa completo pode ser consultado no cartaz.

Local: Alenquer e Carregado
Destacamos para este dia ()
Institucional - 01-05-2018 a 31-12-2018
Cidade Europeia do Vinho Torres Vedras/Alenquer 2018 (em atualização)

No ano em que Alenquer e Torres Vedras partilham a distinção de Cidade Europeia do Vinho (CEV), são muitas as formas e os modos de divulgar todo o potencial da viticultura e do enoturismo na Região, extravasando as fronteiras dos próprios municípios, numa promoção que alavanca toda a Comissão Vitivinícola da Região (CVR) de Lisboa.

Esta intenção ficou bem patente na escolha dos Paços do Concelho de Lisboa, para receber a Gala de Abertura da CEV Torres Vedras/Alenquer. A cerimónia decorreu a 4 de março, e contou com a presença do ministro da Agricultura e de autarcas de toda a região de Lisboa e Oeste.

Foi também em Lisboa, no Palácio Chiado, que foram apresentados os Embaixadores do Vinho CEV 2018, personalidades ligadas ao vinho, mas também às artes, à moda, ao design.

A Cidade Europeia do Vinho tem ainda marcado presença em certames como a Bolsa de Turismo de Lisboa na FIL, a Feira do Vinho no Cartaxo, a Feira da Ascensão em Alenquer, ou no encerramento das Festas do Espírito Santo também em Alenquer.

Até ao final do ano, são muitas as atividades já agendadas, associando de forma mais ou menos direta o vinho, a áreas tão diversas como a cultura, o desporto, a gastronomia ou as atividades de lazer.

ATIVIDADES EM JUNHO – CEV Torres Vedras/Alenquer 2018

De 1 de junho a 15 de julho estão abertas as inscrições para o concurso "Wine Discoveries", um concurso que tem por objetivo premiar as melhores ideias de negócio associadas às áreas da Viticultura, Enologia e Enoturismo.

Desenvolvido em três fases (candidatura, formação/workshop e pitch final), o concurso irá distinguir os três melhores projetos com prémios monetários de 10 mil (1º lugar), 3500 (2º lugar), e 1500 euros (3º lugar).

O primeiro classificado terá ainda um espaço, gratuito por um ano, para desenvolver o seu projeto, podendo optar pelas instalações das incubadoras Torres Vedras Labcenter, ou Alen-Quer Inovar.

Ao segundo classificado serão oferecidos seis meses de utilização das instalações da incubadora Torres Vedras Labcenter, e ao terceiro classificado seis meses de utilização da incubadora Alen-Quer Inovar.

As normas de participação, mais informações, e submissão de candidaturas, estarão disponíveis brevemente.

Uma organização dos municípios de Alenquer e Torres Vedras com o apoio da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Torres Vedras, no âmbito da programação oficial da CEV 2018.

A 8 e 9 de junho, “Vinhos no Convento”, e de 8 a 10, segunda edição da Feira do Vinho e do Cavalo de Aldeia Gavinha (ambos os eventos estão em destaque nesta agenda).

Também com o apoio institucional da CEV, Choose 90, festa na sua sexta edição, no Jardim das Águas em Alenquer. A 16 de junho, a partir das 22h.

Entre 15 e 17 de junho, Feira Quinhentista de Aldeia Galega da Merceana (ver destaque nesta agenda) e a 22 e 23 observações astronómicas nas serras do Montejunto (com José Matos) e Socorro (com Máximo Ferreira), respetivamente.

A Casa Santos Lima recebe na Quinta da Boavista, a 24 de junho pelas 18h, “A História do Soldado”, ópera do compositor russo Igor Stravinsky pelo Ensemble Darcos dirigido pelo maestro Nuno Côrte-Real e com narração do ator Paulo Pires.

Outras atividades no âmbito da CEV 2018 podem ser consultadas na Agenda da sua página oficial em http://cidadeeuropeiadovinho2018.eu/.

Local: Vários
Destacamos para este dia ()
Outros - 08-04-2018 a 02-12-2018
Encontro Numa Tarde de Domingo

programação abril » dezembro

exposições • conferências • música • apresentação de livros • formação
Local: Museu João Mário, Travessa de S. Benedito, Alenquer
Destacamos para este dia ()
Outros - 02-01-2018 a 31-12-2018
Arca dos Contos

As crianças retiram da Arca dos Contos cartas e objetos. Serão os objetos necessários à construção de uma história. Depois de escrita, será gravada e ilustrada.

PROMOÇÃO, MEDIAÇÃO DA LEITURA E DAS LITERACIAS
Alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo

Marcação e informações através do e-mail servicoseducativosculturais@cm-alenquer.pt
Local: Biblioteca do Carregado, da Merceana e de Olhalvo
Destacamos para este dia ()
Outros - 02-01-2018 a 31-12-2018
Operação Nariz Vermelho Alenquer

A vida tem muita pinta! Vamos ser doutores por um dia e receitar alegria!
Colaboração com o projeto a nível nacional, de singular importância no âmbito da solidariedade social e educação para a cidadania

Alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo

Marcação e informações através do e-mail servicoseducativosculturais@cm-alenquer.pt
Local: Bibliotecas do Carregado, Merceana e Olhalvo
Destacamos para este dia ()
Outros - 02-01-2018 a 31-12-2018
Tapetes que contam histórias

Um espaço lúdico que permite a interação afetiva entre pais e filhos, professores e alunos por meio das narrativas orais. É um incentivo à leitura, uma vez que o livro correspondente está disposto ao lado de cada cenário. O tapete é a promessa de uma história a descobrir no livro que o acompanha.

PROMOÇÃO, MEDIAÇÃO DA LEITURA E DAS LITERACIAS
Alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo

Marcação e informações através do e-mail servicoseducativosculturais@cm-alenquer.pt
Local: Bibliotecas do Carregado, Merceana e Olhalvo
Destacamos para este dia ()
Formação - 01-09-2017 a 29-06-2018
Escola de Música da SUMA
 
iniciação musical, bombardino, clarinete, flauta, oboé, percussão, saxofone, trombone, trompa, trompete, tuba
aulas às sextas-feiras, das 17h às 19h
 
mais informações: escola.musica@sumalenquerense.com
Local: Alenquer
Destacamos para este dia ()
  Próximos Eventos
Outros - 07-05-2018 a 27-07-2018
INSCRIÇÕES ENCERRADAS Férias Divertidas

A BRINCAR NO VERÃO (crianças dos jardins de infância do concelho)
UMA AVENTURA NO VERÃO (alunos do 1.º ciclo do concelho)
ateliês, praia, piscina, passeios a diversos locais
25 de junho a 27 de julho
• 8h às 18h
preço por dia escalão A 2,50€ • escalão B: 4€ • outros escalões: 6€ 

inscrições encerradas (decorreram de 7 a 28 de maio) 
informações 263 730 900 e educacao@cm-alenquer.pt ou no balcão de atendimento dos paços do concelho
Local: Centro Escolar de Alenquer • Centro Escolar do Carregado • Escola Básica 2,3 da Merceana • Escola Básica de Abrigada
Institucional - 25-06-2018
Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Alenquer

Início às 9h30

Audição do público às 9h30



Local: Sala Dr. Teófilo Carvalho dos Santos, Paços do Concelho, Alenquer
Outros - 06-07-2018 a 07-07-2018
À noite na biblioteca

De 6 (20h30) para 7 de julho (11h)

atividade gratuita limitada a 20 crianças dos seis aos 12 anos
inscrições até 30 de junho no balcão da biblioteca
informações: 263 730 940 ou biblioteca@cm-alenquer.pt

ateliê de artes • ateliê de culinária • caça ao tesouro hora do conto • e algumas surpresas
Local: Biblioteca Municipal de Alenquer
Ar livre - 23-09-2018
II Trail da Base Aérea da Ota

Já estão abertas as inscrições para o II Trail da Base Aérea da Ota, a decorrer a 23 de setembro, nas instalações do atual Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea.

À semelhança do ano passado, para além da vertente de competição com um Trail de 15 quilómetros, há ainda uma caminhada de 9 quilómetros extra-competição.

Esta atividade, inserida nas comemorações do 78º aniversário da Base Aérea da Ota, procura incentivar um estilo de vida saudável alicerçado na prática desportiva, na vertente de atletismo em ambiente florestal, permitindo aos participantes percorrer trilhos e caminhos, na área da Unidade, constituindo assim, uma oportunidade única de visitar e relembrar (para alguns) locais familiares e míticos.

A organização contemplará cada atleta / caminhante com um prémio de participação composto por uma t-shirt técnica, uma medalha comemorativa, saco, voucher de acesso ao Museu do Ar em Sintra, senha para almoço (feijoada à moda da Base) e brindes diversos. Serão ainda sorteados prémios durante o evento, entre todos os inscritos.

De acordo com o estipulado no regulamento da prova haverá prémios para os primeiros três classificados masculinos e femininos da geral, assim como para os primeiros três classificados de cada escalão masculino e feminino.

Para além destes prémios classificativos, será atribuído o Troféu “Falcões Selvagens” para a equipa que conseguir registar mais inscrições nas duas modalidades de participação.

Haverá ainda um momento de animação musical assegurado pela Orquestra Sinfónica Juvenil da Associação Musical de Cabanas de Torres.

As inscrições estão abertas até 15 de setembro e limitadas a 500 participantes no Trail e 500 participantes na caminhada, e podem ser efetuadas aqui. Pode ainda acompanhar o evento no Facebook.

A primeira edição em setembro do ano passado foi um sucesso com um total de mais de 750 participantes. A prova conta com o apoio do município de Alenquer.

Local: Centro de Formação Militar e Técnica da Ota
Agenda de Eventos
Categorias:










2006 - 2018 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados

Projecto Co-Financiado  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associação de Municípios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informação