17 de Dezembro de 2017
 Eventos do dia 17-12-2017
Festividades - 01-12-2017 a 05-01-2018
Alenquer, Presépio de Portugal

À semelhança dos anos anteriores, voltamos a convidá-lo para festejar e partilhar connosco, em família, esta época de paz, amor, solidariedade e alegria.

Local: vários, Alenquer
Outros - 23-10-2017 a 06-01-2018
VIII Concurso de Presépios do Concelho de Alenquer

Iniciativa da câmara municipal, em parceria com o jornal Nova Verdade e com a Rádio Voz de Alenquer

Este ano com duas vertentes:
- concurso de montras
pretende-se estimular a execução e mostra de presépios nas montras do comércio e serviços, que constituem, no seu conjunto, uma grande galeria de exposição (podem concorrer estabelecimentos comerciais ou de serviços situados no concelho de Alenquer e que disponham, nas suas instalações, de montras ou vitrinas voltadas para espaços de circulação pública)
- concurso de presépios em espaço público tem como objetivo criar um roteiro de presépios a visitar no concelho pela concretização de presépios em espaço público (podem concorrer instituições de solidariedade social, associações, escolas e também munícipes a título particular do concelho de Alenquer, devendo os presépios ser bem visíveis e/ou visitáveis pela população)

Normas de participação
Local: concelho
Formação - 01-09-2017 a 29-06-2018
Escola de Música da SUMA

iniciação musical, bombardino, clarinete, flauta, oboé, percussão, saxofone, trombone, trompa, trompete, tuba
aulas às sextas-feiras, das 17h às 19h

mais informações: escola.musica@sumalenquerense.com
Local: Alenquer
Conferências - 21-11-2017 a 08-02-2018
Oficinas CoEmpreendedoras

Ambiente » Cidadania » Desportos da Natureza » Empreendedorismo Social
Projeto de empreendedorismo na escola » workshop

Para alunos dos cursos profissionais (10.º, 11.º e 12.º ano)
Local: Escola Secundária Damião de Goes
Arca dos Contos

As crianças retiram da Arca dos Contos cartas e objetos. Serão os objetos necessários à construção de uma história. Depois de escrita, será gravada e ilustrada.

PROMOÇÃO, MEDIAÇÃO DA LEITURA E DAS LITERACIAS
Alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo

Marcação e informações através do e-mail servicoseducativosculturais@cm-alenquer.pt
Local: Biblioteca do Carregado, da Merceana e de Olhalvo
Operação Nariz Vermelho Alenquer

A vida tem muita pinta! Vamos ser doutores por um dia e receitar alegria!
Colaboração com o projeto a nível nacional, de singular importância no âmbito da solidariedade social e educação para a cidadania

Alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo

Local: Bibliotecas do Carregado, Merceana e Olhalvo
Tapetes que contam histórias

Um espaço lúdico que permite a interação afetiva entre pais e filhos, professores e alunos por meio das narrativas orais. É um incentivo à leitura, uma vez que o livro correspondente está disposto ao lado de cada cenário. O tapete é a promessa de uma história a descobrir no livro que o acompanha.

PROMOÇÃO, MEDIAÇÃO DA LEITURA E DAS LITERACIAS
Alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo