23 de Setembro de 2019
 Eventos do dia 23-09-2019
Feira/mostra - 05-09-2019 a 27-09-2019
FEIRA DO LIVRO USADO

A Biblioteca Municipal de Alenquer promove de 5 a 27 de setembro a primeira Feira do Livro usado.

São dezenas de títulos dos mais variados géneros literários a preços verdadeiramente simbólicos.

Não perca esta oportunidade de adicionar alguns títulos à sua biblioteca e visite a Feira do Livro Usado a partir de 5 de setembro.

Local: Biblioteca Municipal de Alenquer
Destacamos para este dia ()
Festividades - 06-08-2019 a 29-09-2019
Alenquer, Terra da Vinha e do Vinho

À semelhança de anos anteriores em setembro, celebra-se "Alenquer Terra da Vinha e do Vinho" com um mês repleto de atividades em torno da temática vitivinícola.

O Festival "Alma do Vinho", este ano de 12 a 15 de setembro, será o ponto alto das celebrações, mas há muitas outras propostas ao longo do mês.

A 6 e 7 de setembro na abertura, “Jantares Vínicos” nos estabelecimentos de restauração do concelho aderentes.

Também no dia 7, “Curso de Vinhos” no Museu do Vinho de Alenquer e “Festival de Folclore” no Parque Vaz Monteiro.

No dia seguinte, 8 de setembro, “VI Passeio Pedestre e Folclore na Vinha”, com concentração na Quinta do Carneiro.

De 12 a 15 de setembro, III edição do Festival “Alma do Vinho”, com uma vasta programação em torno da temática vitivinícola (ver destaque).

Entre 20 e 22, Alenquer recebe a final da prova de “BTT Non Stop – Madrid/Alenquer”, uma das maiores provas velocipédicas da Península Ibérica com 900 atletas em prova. A dar as boas vindas aos ciclistas, o Parque Urbano da Romeira vai desenvolver um conjunto de propostas de animação abertas ao público.

Também no dia 22, “Grande Corrida de Touros das Vindimas”, a assinalar os 15 anos dos forcados do Clube Taurino Alenquerense; “Quinta de Portas Abertas” e “Concerto na Adega da Casa Santos Lima”.

Dia 27 “Às Cestas com Alma”, uma prova de vinhos e animação musical no Museu do Vinho. A 28 III Passeio BTT das Vindimas, com o apoio da equipa de BTT da Sociedade Filarmónica União e Progresso de Abrigada. Concentração na sede da coletividade.

No dia seguinte, 29 de setembro “VI Circuito jovem das vindimas” com a presença de equipas de formação de ciclismo de estrada e no encerramento “Encontro de Bandas Filarmónicas do Concelho de Alenquer” na sede da AMCT em Cabanas de Torres.

As atividades assinaladas no programa com asterisco, são de inscrição limitada e obrigatória e podem ser efetuadas através do link: http://bit.ly/ATVV2019

Ao longo do mês de setembro, venha celebrar a cultura ancestral da vinha e do vinho em Alenquer.

Local: Vários
Destacamos para este dia ()
Outros - 03-02-2019 a 01-12-2019
Encontros numa tarde de domingo 2019

exposições
conferências
concertos
leituras
Local: Museu João Mário, Travessa de S. Benedito, Alenquer
Formação - 28-09-2019

A Biblioteca Municipal de Alenquer recebe a 28 de setembro, um workshop subordinado ao tema “Os Peixes Nativos dos Rios do Concelho de Alenquer – Como Garantir a Sua Sobrevivência”, por Carla Sousa Santos Bióloga do MARE-ISPA.

O workshop será constituído por uma sessão teórica seguida de uma saída de campo ao rio Alenquer onde, recorrendo à técnica de amostragem cientí?ca por pesca elétrica, demonstrar-se-á na prática como se identi?cam as espécies de peixes de água doce que ocorrem neste concelho, quais as condições ecológicas ideais do seu habitat, quais as ameaças à sua sobrevivência e o que pode ser feito com vista à sua conservação.

As inscrições são gratuitas mas obrigatórias e podem ser efetuadas para o e-mail ambiente@cm-alenquer.pt, com o nome, idade e localidade, até 27 de setembro.

Local: Biblioteca Municipal de Alenquer
Ar livre - 30-09-2019
Técnico de Manutenção Industrial de Metalurgia e Metalomecânica - Inscrições Abertas
A ATEC em parceria com o município de Alenquer vai dar inicio em setembro a um curso de Técnico de Manutenção Industrial de Metalurgia e Metalomecânica, nível IV, nas instalações da antiga escola básica P3 no Carregado.

Trata-se de um curso com conteúdos nas áreas de serralharia/soldadura, maquinação convencional, CNC, eletricidade, automatismos industriais, eletrónica, instrumentação e automação.

Tem como destinatários jovens com o 9º ano de escolaridade que pretendam uma formação profissional com equivalência ao 12º ano.

O curso tem a duração de três anos em horário laboral e estágio profissional garantido numa empresa do concelho de Alenquer.

A frequência do curso é gratuita e dispõe de bolsas de formação e subsídios de alimentação e transporte.

Mais informações e inscrições no site da ATEC.
Local: Antiga Escola Básica P3, Carregado