24 de Janeiro de 2019
 Eventos do dia 24-01-2019
Não existem eventos para este dia
Artes - 01-02-2019 a 28-02-2019
Alenquer, Terra de Damião de Góis

O Museu Damião de Góis e das Vitimas da Inquisição (MDGVI) em Alenquer, prepara-se para comemorar os 517 anos do nascimento do humanista alenquerense com um conjunto de iniciativas ao longo do mês de fevereiro, sob a designação “Alenquer, Terra de Damião de Góis”.

Uma conferência, apresentação de um documentário, exposição de fotografia, recital de música sefardita e um jantar, são algumas das propostas. Haverá ainda um programa dirigido às escolas, adaptado a diversos níveis de ensino.

O Museu Damião de Góis e das Vitimas da Inquisição foi inaugurado em maio de 2017 após profundas obras de recuperação da Igreja de Santa Maria da Várzea, local onde o humanista foi batizado e sepultado.

Desde a sua abertura tem mantido uma programação cultural regular, com conferências, exposições temporárias e concertos, e atividades dirigidas para a comunidade escolar.

Em maio do ano passado, na passagem do seu primeiro aniversário, o Museu foi distinguido com duas menções honrosas pela Associação Portuguesa de Museologia, nas categorias de “Aplicação de Gestão e Multimédia” e “Trabalho de Museografia”.

Do conjunto de iniciativas previstas ao longo do mês de fevereiro, apenas três carecem de inscrição:

“Jantar com Damião de Góis…” (preço por pessoa e ementa disponíveis no formulário de inscrição); “Noite no Museu com Damião de Góis…” (gratuito) e “Damião de Góis na sua terra natal, Alenquer" - Um roteiro histórico-cultural (gratuito).

Formulário de Inscrição (clique para aceder).

Local: Museu Damião de Góis e das Vitimas da Inquisição