Página Inicial
19 de Janeiro de 2017
Pesquisar
Alertas SMS
Subscreva o serviço gratuito
A minha rua

Vida Ativa




Projeto de saúde e condição física



O projeto Vida Ativa tem como objetivo criar um programa de exercício físico orientado, vocacionado para a população do concelho com idade superior a 50 anos. Com vista à melhoria da qualidade dos serviços prestados à pessoa idosa, à reeducação dos seus estilos e hábitos de vida, assim como ao aumento da sua sociabilidade, o plano pretende combater a solidão e estados depressivos característicos destes escalões etários, de forma a viver um envelhecimento saudável.

Neste programa foram levadas em consideração as principais limitações e contra-indicações do exercício físico para a terceira idade e o estudo e aplicação de todas as metodologias de trabalho para esta população especial.


Campos de ação

Sócio-cultural - engloba organização de festas populares, espetáculos de demonstração e o funcionamento de um grupo cénico e de um grupo de danças populares portuguesas. Esta vertente tem como objetivos permitir a manutenção e/ou melhoramento do potencial cognitivo atual, facultando ao participante o contacto com situações perante as quais deverá ter uma atitude reflexiva e inovadora, quebra do isolamento e valorização da interação social. 

Desportivo - junta duas vertentes, a desportiva e a recreativa que procuram desenvolver e manter uma saúde mental estável, aumentar a aprendizagem criativa, gratificante e facilitadora do desenvolvimento de aspetos cognitivos, promover uma integração na vida comunitária, combater a inatividade e marginalização do idoso e promover o convívio. 

Médico - vertente da saúde e condição física que inclui a motricidade. Esta vertente tem como objetivos desenvolver a amplitude articular, melhorar a capacidade cardiorespiratória e a força muscular, promover a velocidade de reação a um estímulo através do treino da capacidade reflexa, promover o ritmo corporal e o tónus postural, desenvolver a capacidade de equilíbrio e melhorar a composição corporal. 


Efeitos principais do exercício físico orientado

   aumento da aptidão cardiorespiratória 
   melhoria da composição corporal 
   melhoria do metabolismo basal 
   aumento da sensibilidade à insulina 
   redução da pressão arterial 
   aumento da mobilidade articular 
   bem-estar físico e psíquico 


As inscrições podem ser efetuadas aqui ou nas juntas de freguesia de Carregado, Olhalvo, Ota, Santo Estêvão e Triana.



Contactos
Casa da Torre, Calçada Francisco Carmo, 33
2580-306 Alenquer
263 730 900 · (fax) 263 711 504
desporto@cm-alenquer.pt









2006 - 2017 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados

Projecto Co-Financiado  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associação de Municípios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informação