Página Inicial
3 de Dezembro de 2021
Pesquisar
Alertas SMS
Subscreva o serviço gratuito

Projetos
     
  Apoio à Aquisição de Medicamentos  
 


Medida de apoio a munícipes com doença crónica, que consiste na atribuição de um apoio financeiro para a aquisição de medicamentos sujeitos a receita médica.

 
     
   

Destinatários: Cidadãos que residam no concelho de Alenquer e que se encontrem em situação de comprovada carência económica e que:


a) tenham idade igual ou superior a 60 anos e doença crónica comprovada (independentemente da doença cónica)

b) tenham idade inferior a 60 anos e uma das seguintes doenças crónicas: cardiovasculares, diabetes, doenças oncológicas e respiratória

Apoio Financeiro: De acordo com a análise socioeconómica poderá ser de 25.00€ ou de 35.00€, a descontar numa compra realizada numa das farmácias do Concelho.

Farmácias Aderentes: Farmácia Abrigada, Farmácia Barrada (Carregado), Farmácia Catarino (Alenquer), Farmácia Higiene (Carregado), Farmácia Matos Coelho (Alenquer), Farmácia Morais (Merceana), Farmácia Nobre Rito (Alenquer), Farmácia Perdigão (Olhalvo), Farmácia Soveral (Labrugeira), Farmácia Varela (Carregado), Posto Móvel de Santana da Carnota.

Candidaturas: mensalmente, efetuadas através de um requerimento a entregar no balcão de atendimento no edifício dos Paços do Concelho, ou por correio eletrónico para apoio.medicamentos@cm-alenquer.pt

Renovação dos pedidos de apoio: anualmente, entre os meses de dezembro e janeiro.

Contactos: Para mais informações contacte-nos através do 263 730 900 ou do email apoio.medicamentos@cm-alenquer.pt

Formulário de Candidatura para apoio à aquisição de medicamentos

Regulamento Final

Cartaz do programa em PDF

 

     

Promover hábitos saudáveis




A Falar é que a gente se entende
Aconselhamento, acompanhamento e encaminhamento psicológico

Projeto de acompanhamento dos utentes através de intervenção psicológica. Tem como objetivo contribuir para o bem-estar, adaptação e ajustamento psicológico dos munícipes que procurem o serviço.

Destinatários: munícipes com idade igual ou superior a 18 anos
Inscrições: através do envio de e-mail para saude@cm-alenquer.pt ou aqui
Atendimento: Câmara Municipal de Alenquer - segundas-feiras das 13h30 às 16h30 - e pólo do Carregado da biblioteca municipal - quintas-feiras das 13h00 às 16h00 - com marcação prévia.
Contactos: 263 730 900 e saude@cm-alenquer.pt


Caminhar para o equilíbrio
Formação sobre a diabetes
 
Dividida em oito sessões, esta formação visa o aconselhamento nas áreas da alimentação e do exercício. Aos formandos são dadas a conhecer doença, fases de tratamento e importância do controlo de peso e da auto-monitorização. Uma equipa multidisciplinar - constituída por médicos, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos - é responsável pelo programa, fruto da parceria entre a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Alenquer, a Associação de Diabéticos do Concelho de Alenquer (ADCA) e a câmara municipal.

Destinatários: diabéticos e seus familiares
Próximas datas: a anunciar
Sessões: decorrem na sede da ADCA, localizada na Av. António Maria Jalles, n.º 48, 2.º esq., em Alenquer | informações através do 263 738 380
 
 
Despertar
Atendimento de adolescentes

Projeto criado para responder às necessidades da população jovem: acompanha, ajuda e informa em relação a temas como a sexualidade, as doenças sexualmente transmissíveis, a gravidez, o consumo de substâncias lícitas e ilícitas, as alterações do comportamento alimentar, entre outros.

Uma equipa multidisciplinar, composta por técnicos do Centro de Saúde de Alenquer e da câmara municipal - um médico de clínica geral, enfermeiros e psicólogos - presta um atendimento personalizado, desburocratizado, gratuito e confidencial, sem marcação prévia, a adolescentes.

Destinatários: jovens entre os 10 e os 21 anos, estudantes ou trabalhadores, residentes no concelho de Alenquer ou noutro concelho
Atendimento e contacto: gabinete no Complexo Municipal Victor Santos (piscinas municipais), segunda e quinta-feira, entre as 14h e as 17h, e à sexta das 10h às 13h | informações através do 935 844 210

Alimentação Saudável

A 16 de outubro, a assinalar o Dia Mundial da Alimentação 2020, o município de Alenquer lançou um documento informativo relativo à “Alimentação em Contexto de Pandemia Covid-19” (selecione para aceder), com alguns conselhos no âmbito da higiene e segurança alimentar e no planeamento e compra de alimentos.










2006 - 2021 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados

Projecto Co-Financiado  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associação de Municípios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informação