Página Inicial
27 de Maio de 2017
Pesquisar
Alertas SMS
Subscreva o serviço gratuito
A minha rua
Festas e tradições
Religiosas e populares

Bênção do Gado

A romaria de Santa Quitéria de Meca é, para a população do Alto Concelho, o acontecimento mais importante do ciclo anual dos festejos das terras de Montejunto. Continuar a ler »

Cantar os Reis
Quem percorre o concelho repara nas estrelas, flores, corações e vasos pintados nas casas de algumas localidades das freguesias de Abrigada, Cabanas de Torres, Meca, Olhalvo, Ota e Ventosa. Continuar a ler »
Círios
São atualmente conhecidos os Círios de Geraldes à Senhora da Piedade da Merceana, o de Olhalvo à Senhora da Nazaré, o de Labrugeira a S. Jorge e o de Vila Chã à Senhora da Misericórdia de Moita dos Ferreiros. Continuar a ler »
Dia da Espiga
A Quinta-feira da Ascensão ocorre quarenta dias depois da Páscoa. Popularmente chamada de Quinta-feira da Espiga, é tida como “o dia mais santo do ano”. Em terras de Alenquer, era tradicional colher-se um ramo de espigas de trigo (sempre em número ímpar), um pequeno tronco de oliveira, papoilas, margaridas e varas de videira. Continuar a ler »
Festas do Império do Divino Espírito Santo
As antigas festas imperiais do Espírito Santo, porventura as maiores do concelho, aconteciam em terras de Alenquer. Atraíam a presença da Corte e de forasteiros, a julgar pela dimensão das iguarias com que se faziam, por volta do Domingo de Páscoa até ao dia do Espírito Santo (Domingo de Pentecostes). Continuar a ler »
Leilão dos Cargos
As festas do Mártir São Sebastião e de São Vicente têm justa fama em Atouguia, antiga freguesia do termo de Alenquer. O ponto mais alto dos festejos é o leilão dos Cargos - cargo grande e cargo pequeno. Continuar a ler »
Presépio de Alenquer
Todos os anos, no mês de dezembro, a colina de Alenquer anima-se com o colorido de um grande presépio. Desde 1968 que as figuras bíblicas dos Anjos, do Deus Menino, da Virgem e de São José e dos Reis Magos ocupam este espaço. Continuar a ler »
Procissão dos Passos
A Quaresma está carregada de tradição no concelho. Em semanas seguidas realizam-se as procissões do Senhor dos Passos: no terceiro domingo da Quaresma em Alenquer e Aldeia Galega, no quarto domingo da Quaresma na Merceana, no Domingo de Paixão em Vila Verde dos Francos, na sexta-feira depois do Domingo da Paixão em S. Domingos de Carmões. Continuar a ler »
Sãozinha
Filha de Alfredo da Silva Pimentel, natural de Gavião, e de Maria Luísa Fróis da Silva Gil Ferrão de Pimentel, natural de Alenquer, Maria da Conceição Fróis Gil Ferrão de Pimentel Teixeira nasceu a 1 de fevereiro de 1923, em Coimbra, e viveu em Abrigada. Continuar a ler »
Bibliografia »
2006 - 2017 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados

Projecto Co-Financiado  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associação de Municípios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informação