Página Inicial
29 de Março de 2017
Pesquisar
Alertas SMS
Subscreva o serviço gratuito
A minha rua

Objetivos

1. informar as pessoas portadoras de deficiência e suas famílias sobre direitos, benefícios e recursos existentes

2. apoiar a população portadora de deficiência através de respostas adequadas às suas necessidades específicas – resultando disso cidadãos mais ativos e conscientes dos seus direitos

3. proceder a um atendimento integrado dos munícipes portadores de deficiência e suas famílias e dos técnicos a desenvolver atividade nesta área – assegurando informação sobre direitos, benefícios e recursos existentes

4. realizar o encaminhamento das situações e promover soluções, desenvolvendo uma função de mediação entre serviços públicos e privados

5. estabelecer parcerias locais para obtenção de respostas mais eficazes

6. divulgar boas práticas no trabalho com pessoas portadoras de deficiência

População-alvo

1. munícipes portadores de deficiência
  
2. familiares de munícipes portadores de deficiência

3. técnicos a desenvolver trabalho na área da deficiência

4. representantes de instituições que desenvolvam ou tenham interesse em desenvolver atividades na área

Atendimento, marcações e contactos

O atendimento será efetuado por uma técnica do Gabinete de Ação Social e Saúde no Complexo Municipal Victor Santos (piscinas municipais, junto ao centro de saúde), através de marcação, entre as 9h00 e as 13h00 de terça-feira.

O contacto para marcação de atendimento é: 263 730 900 ou acao.social@cm-alenquer.pt.

Contextualização

Existiam, em 2001, 1905 pessoas portadoras de deficiência no concelho – um número significativo. Segundo o Diagnóstico Social do Concelho de Alenquer existe uma “insuficiência de canais ao nível da informação relativa à problemática da deficiência, o que faz com que muitas vezes a população não tenha acesso à informação que lhe permita usufruir dos benefícios que pode ter” – o que justifica a criação deste gabinete.

Conceitos

Importa esclarecer os conceitos normalmente associados ao da deficiência e, tantas vezes, confundidos entre si. A deficiência não está, obrigatoriamente, associada a uma doença, nem o indivíduo portador de deficiência deve ser visto como doente.

Deficiência: qualquer perda ou alteração de uma estrutura ou de uma função psicológica, fisiológica ou anatómica. Estas perdas ou alterações podem ser temporárias ou permanentes, representando a exteriorização de um estado patológico.

Incapacidade: consiste na restrição ou falta de aptidão para realizar uma atividade dentro dos limites considerados normais.

Desvantagem ou handicap: é a condição social de prejuízo sofrido por um indivíduo, resultante de uma deficiência ou de uma incapacidade que limita ou impede o desempenho de uma atividade considerada normal.

Existe, segundo a Organização Mundial de Saúde, uma nova classificação - que não contempla já estes conceitos, regendo-se pelo princípio de que funcionalidade e incapacidade interagem com a condição de saúde da pessoa, seu contexto ambiental e fatores pessoais. A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde divide-se em funções e estruturas do corpo, atividades e participação e fatores ambientais relacionados com o problema.

Contactos

263 730 900
acao.social@cm-alenquer.pt


2006 - 2017 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados

Projecto Co-Financiado  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associação de Municípios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informação