24 de Junho de 2018
Alenquer e Torres Vedras apresentaram programa Cidade Europeia do Vinho 2018
No total são cerca de 80 as propostas a decorrer em ambos os concelhos ao longo deste ano
Os municípios de Alenquer e Torres Vedras apresentaram oficialmente o programa de actividades no âmbito da Cidade Europeia do Vinho.

O objetivo primordial é “promover ambos os territórios, e divulgar os seus vinhos junto da restauração, dos agentes turísticos, e de outros operadores económicos”, salientou Carlos Bernardes, presidente da autarquia de Torres Vedras na abertura da conferência de imprensa.

Pedro Folgado, presidente da Câmara de Alenquer, destacou por seu turno a oportunidade de afirmar os vinhos da região. “Os vinhos de Lisboa continuam ausentes da carta da maioria dos restaurantes, o que não se justifica, até porque temos tão bons vinhos em Alenquer como no Douro ou Alentejo”, afirmou.

Nesse sentido estão a ser desenvolvidos contactos não só com empresários da restauração, mas também com associações do sector como a AHRESP, e será lançado um selo CEV 2018 destinado a restaurantes, alojamentos, e empresas de dinamização turística.

Cada estabelecimento aderente terá 6 vinhos de Alenquer e 6 vinhos de Alenquer, e segundo o coordenador Rui Brás, a recetividade tem sido bastante positiva, esperando-se que mais restaurantes venham a aderir.

No que concerne à programação, serão desenvolvidas mais de 80 atividades, entre concertos, exposições, provas de gastronomia, teatro, palestras e conferências, tendo sido apresentada a programação para o primeiro semestre. O programa do segundo semestre será apresentado oportunamente numa conferência de imprensa em Alenquer.

Entre as atividades propostas encontram-se novidades absolutas e outras já desenvolvidas em anos anteriores, mas que este ano terão um maior enfoque no vinho.

É o caso das Festas do Império do Divino Espirito Santo, em Alenquer, que contará com um jantar histórico a 18 de maio no Convento de S. Francisco ou o Festival das Sopas, Merendas e Vinhos de Alenquer da Adega Cooperativa da Labrugeira, este ano entre 6 e 8 de abril.

Entre as novidades, irá haver um concurso de curtas-metragens sob o tema “Da Vinha ao Vinho”, e o “Wine Discoveries” irá premiar três ideias de negócio nas áreas da viticultura, enologia e enoturismo.

O Circuito de Arte Contemporânea 10 10 10 – Arte em Cidades, com curadoria da arquiteta Gabriela Raposo, irá unir simbolicamente Torres Vedras e Alenquer através da arte contemporânea. A iniciativa assume-se como um convite às populações para circularem pelo território, onde, no circuito da Estrada Nacional 9 se irão encontrar, de 10 em 10 km, trabalhos desenvolvidos por diversos artistas de reconhecido talento no âmbito da arte contemporânea.

A Rede Europeia das Cidades do Vinho (RECEVIN), integra municípios com forte dependência económica da viticultura de 11 países europeus, e lançou em 2012 o concurso anual "Cidade Europeia do Vinho", com o intuito de promover os seus territórios.

A RECEVIN já atribuiu o título de Cidade Europeia do Vinho a Palmela (2012, Portugal), Marsala (2013, Itália), Jerez de la Frontera (2014, Espanha), Reguengos de Monsaraz (2015, Portugal), Conegliano Valdobbiadene (2016, Itália) e Cambados (2017, Espanha).

Em novembro do ano passado a RECEVIN elegeu pela primeira vez uma candidatura conjunta, entre Torres Vedras e Alenquer, ultrapassando as propostas de Cantanhede, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Peso da Régua e Silves, para além de uma candidatura grega.

13-03-2018 Fonte: CMA
2006 - 2018 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados