22 de Maio de 2019
Aguarelas retratam padrões de trajes taurinos
Exposição de pintura de Helena Vitorino
Está patente, no Museu João Mário, em Alenquer, de 2 a 23 de Maio, uma exposição de 13 aguarelas de Helena Vitorino, intitulada “A Flor do Risco”.

A minúcia da descrição dos padrões da indumentária do toureiro é a característica principal das peças que apresenta nesta exposição. Segundo comentários do escritor Mário Cabral, “não viu nada quem viu esta exposição depressa. Há que pousar demoradamente os olhos nos ramalhetes e cornucópias e outros padrões pintados, imaginar o tempo que foi preciso empenhar neste ofício e, deste modo, supor o gozo da mão trabalhadora”.
   Nas suas aguarelas a pintora dá maior relevo aos corpos e às mãos das figuras humanas em detrimento dos rostos. A preocupação com a simetria das formas e com utilização de cores exuberantes é já uma imagem de marca de Helena Vitorino.
   Nascida em Almada em 1960, reside actualmente em Angra do Heroísmo, nos Açores, onde é professora do ensino secundário. Já expôs em vários locais da Ilha Terceira e, em Portugal Continental, já apresentou os seus quadros em Arruda dos Vinhos e Cuba.
   A exposição “A Flor do Risco” é uma organização do pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Alenquer.
07-05-2010 Fonte: CMA