22 de Maio de 2019
Festejos do Dia de Reis põem fim a programa natalício
Semana após Natal preenchida com percursos ao ar livre e concertos
O programa de Natal do município terminou com as celebrações do Dia de Reis, a 5 e 6 de janeiro. Uma semana antes, a 28 de dezembro, na iniciativa “Presépio de Portugal em Movimento”, os participantes que integraram a corrida e caminhada histórica por Alenquer ofereceram produtos para as crianças carenciadas do concelho.

Antes de iniciarem o percurso, um aquecimento pelo Ginásio Vivafit do Carregado, no Parque Vaz Monteiro, e algumas recomendações de segurança aos participantes. Rumo à Rua dos Bombeiros, subiram por uma das escadarias que dá acesso à vila alta. Um grupo seguiria para o X-mas Trail (corrida) e outro daria início à caminhada. Foram muitas as paragens dos caminhantes para ouvir descrições históricas e para registos fotográficos de monumentos e locais - presépio, muralhas do Castelo, Fábrica do Papel, Museu do Vinho, Convento de São Francisco e Romeira. Na última paragem, na Rua 25 de Abril, contemplaram o presépio monumental. Com a noite a cair, participantes do X-Mas Trail e da caminhada reencontraram-se no ponto de partida e retemperaram forças com uma sopa, chá e bolos.
Fruto do contributo dos mais de 200 atletas, 46 quilos de flocos de cereais e farinhas, 34 quilos de leite em pó, fraldas e toalhetes serão distribuídos pela Ação Social da câmara municipal a famílias desfavorecidas. Também a delegação de Alenquer/Carregado da Cruz Vermelha Portuguesa terá a seu cargo a entrega de 226 litros de leite e 322 pacotes de bolachas.
Várias foram as entidades envolvidas na iniciativa: Câmara Municipal de Alenquer, Tough Trails, delegação de Alenquer/Carregado da Cruz Vermelha Portuguesa, Intermarché do Carregado, J.A.P. Martins – Indústria de Panificação, Lda, Ginásio Vivafit do Carregado, escuteiros do Carregado e de Alenquer, Universidade de Terceira Idade e Riders ROFXtreme.

Já no Ano Novo, um concerto do Grupo Coral Vozes Maduras, integrado no Encontro numa Tarde de Domingo realizado a 5 de janeiro, assinalou o início das celebrações do Dia de Reis. Quem visitou o Museu João Mário nesse dia também apreciou a exposição alusiva às atividades do Presépio de Portugal ali patente.
Com a finalidade de dar a conhecer à vila o “Cantar os Reis”, tradição típica da área rural do concelho, o final da tarde foi passado na Praça Luís de Camões, com um encontro de grupos de Abrigada, de Cabanas de Torres, do Cátem, de Casal Monteiro, de Olhalvo, da Ota, da Paúla e de Penafirme da Mata.
Foram muitas as pessoas que ouviram os cantores e os viram pintar, no muro junto à câmara municipal, símbolos protetores e desejos de boas festas.
A "velada de Reis" seria repetida horas mais tarde em cada uma dessas localidades. Dirigidos pelo "apontador", os grupos cantaram às portas testemunhos e votos de felicidade para 2014 e marcaram o seu trajeto pintando, nas casas, flores, corações e vasos, com recurso às convencionadas cores vermelha e azul.
O Dia de Reis também seria celebrado pelas crianças da EB1 de Canados na manhã do dia seguinte, com concertos nos paços do concelho e na biblioteca municipal, atuações que coincidiram com o encerramento das atividades da quadra festiva.
08-01-2014 Fonte: CMA