15 de Novembro de 2018
Med on Tour percorreu as 11 freguesias de Alenquer
Proporcionar um contato mais próximo com a realidade de quem vive fora dos centros urbanos é um dos objetivos desta iniciativa da ANEM e da AEFCM
Entre sexta e domingo, 26 alunos de medicina percorreram o concelho com rastreios gratuitos, conselhos médicos, e sobretudo muita disponibilidade para ouvir as populações.

A Med on Tour é uma iniciativa da Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) e da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas (AEFCM), e tem como principal objetivo proporcionar um contacto mais próximo com a realidade das populações portuguesas, sensibilizando-os para as dificuldades existentes na saúde da comunidade.

As atividades tiveram inicio na tarde de sexta-feira, na Escola Secundária de Alenquer, com um encontro com as turmas do 10º, 11º e 12º anos do Curso Profissional de Saúde

Através de jogos, perguntas e atividades foram abordados três temas: Suporte Básico de Vida, Consumos e Sexualidade.

Uma atividade que decorreu de forma muito positiva na análise de Mariana Braga, diretora dos departamentos de Responsabilidade Social e Saúde Pública da AEFCM e um dos elementos da comissão organizadora da Med on Tour.

“O nosso objetivo com estas ações nas escolas é conseguir estabelecer uma ligação com os alunos, de modo a que se sintam à vontade para partilhar connosco as suas experiências, dúvidas e receios, e isso foi conseguido de uma forma muito simples, muito natural”, disse.

“Saímos deste primeiro contato muito sensibilizados pela forma franca como falaram connosco, mas também com a sensação de que é necessário haver mais contatos deste género, e de uma forma continuada. Os temas de Consumos e Sexualidade já começam a ser abordados nas escolas, mas penso que deveriam ser tratados por profissionais de Saúde com formação especifica, até pela sensibilidade de muitas matérias”, esclareceu.

Ainda na sexta-feira, os estudantes de medicina foram recebidos pelo presidente do município, Pedro Folgado, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde foi formalizado o protocolo de parceria entre a ANEM, AEFCM e o município de Alenquer.

O dia terminou com uma receção aos estudantes no museu Damião de Góis e das Vitimas da Inquisição, com a participação do sexteto de cordas “Musicult” da Associação Musical de Cabanas de Torres.

O dia de sábado foi preenchido com ações nas diversas freguesias do município de Alenquer, em grupos de dois a três elementos, nalguns casos com um centro de atendimento instalado em praças e outros locais de grande visibilidade nas aldeias, noutros indo de porta em porta, ao encontro dos munícipes nas suas habitações.

Nas consultas eram medidos os indicies de glicémia (principal indicador da Diabetes tipo 2), tensão arterial (avaliação do risco de AVC e ataques cardíacos), e índice de massa corporal (identificador de obesidade ou desnutrição).

“Estamos todos muitos satisfeitos pela forma como decorreram estas ações, as pessoas receberam-nos muito bem, algumas nas suas próprias casas, e penso que todos saíram enriquecidos desta experiência. Os alunos, que desenvolveram as suas capacidades técnicas e de comunicação com os pacientes, as pessoas, porque sentiram que estávamos ali para as ouvir, sem os tempos marcados de uma consulta, e onde puderam esclarecer dúvidas e ficar um pouco mais informadas”, explicou Mariana Braga.

Para a noite de sábado, estava previsto um encontro no Museu João Mário, entre os alunos e diversas instituições do município (Misericórdias, Centro de Saúde, associações culturais e sociais, Uniões e Juntas de Freguesia, entre outras), que proporcionassem aos convidados uma percepção mais abrangente da realidade do concelho. Este encontro seria contudo cancelado por conselho da Proteção Civil Municipal, perante as previsões de tempestade para essa noite, consequência do Furacão Leslie.

A manhã e tarde de domingo foram dedicados aos rastreios médicos, com um Workshop e Showcooking (demonstração de culinária) a marcar o encerramento desta tournée médica, no Centro Social Recreativo e Desportivo de Ota.

No Workshop, os alunos alertaram para a importância dos rastreios, quer para quem está diagnosticado com certas patologias, como forma de controle, quer para despiste de doenças como a Diabetes ou a Hipertensão.

Uma alimentação equilibrada é outro fator fundamental para a qualidade de vida das populações, e por isso os alunos trouxeram um exemplo de uma receita simples e saudável, confecionada por duas voluntárias do Centro Social de Ota.

No encerramento, o vereador com a tutela da Saúde, Paulo Franco, agradeceu aos alunos pela sua disponibilidade e simpatia, às freguesias sem as quais esta atividade não seria possível, e ao Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea, que disponibilizou alojamento e alimentação aos 26 estudantes.

Paulo Franco espera agora que fique a vontade de regressar, para uma visita mais prolongada, para trabalhar ou para residir.

“Ao longo destes três dias procurámos mostrar aos alunos o melhor que este concelho tem para oferecer, e esperamos que no médio prazo, eles se lembrem de Alenquer, que ainda se debate com falta de médicos, mas que também pensem em nós na altura de escolherem um local para fixar residência”.

MED ON TOUR 2018

Alunos voluntários:

Adrian Rosa; Ana Margarida Henriques; Ana Sofia Mendes; Beatriz Cêrca; Catarina Pego; Catarina Jesus; Cláudia Ribeiro; Diogo Rodrigues; Filipa Silveira; Iara Leitão; Inês Rodrigues; Inês Coelho; Inês Simão; Joana Mendonça; João Miguel Carvalho; Manuel Guarda; Margarida Sousa; Mariana Brízido; Paulo Graça; Raquel Barreira; Rodrigo Pires; Tomé Silva.

Comissão organizadora:

Mariana Braga (Saúde Pública da AEFCM); Inês Miranda (Saúde Pública da ANEM); Mafalda Alves; Mafalda Silva.

16-10-2018 Fonte: CMA
2006 - 2018 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados