24 de Janeiro de 2022
Conheça as Árvores Emblemáticas e Autóctones de Alenquer
Rota contempla 11 árvores, uma por freguesia, e já está disponível para visita.

No âmbito da estratégia de Valorização do Património Natural e da Rede Municipal da Conservação da Natureza, o Município de Alenquer através da Divisão de Ambiente e Serviços tem a honra de divulgar a Rota das Árvores Autóctones e Emblemáticas de Alenquer.

Esta iniciativa decorreu da participação ativa da população através da eleição online das 11 árvores autóctones representativas das 11 freguesias do Concelho de Alenquer, e contou com a colaboração de todas as freguesia dos Concelho, com ilustrações científicas do Prof. Fernando Correia e da sua equipa, e com transcrições para braille pela Associação ACAPO.

Um projeto da Divisão de Ambiente e Serviços do Município que pretende não só valorizar o património natural existente em contexto urbano e semiurbano, como sensibilizar de forma acessível e inclusiva para a importância das espécies autóctones na conservação da natureza e resiliência do território às alterações climáticas.

Mais informações sobre o Projeto e as espécies em questão, poderão ser encontradas no site dedicado.

Apesar de não ter sido possível inaugurar a Rota devido às condições climatéricas que se fizeram sentir nos últimos dias, é com orgulho que o Município apresenta imagens deste “Museu ao ar livre” que está atualmente disponível para visitação de toda a população.

Esta Rota poderá ser visitada tanto pela população em geral como pela população escolar. Contempla não só a identificação científica das espécies arbóreas autóctones que foram eleitas pela população, informação acessível a todos e em braille, como ilustrações científicas e conteúdo relacionado com a ecologia de cada espécie – nomeadamente a sua função nos serviços do ecossistema, a sua importância para a promoção e conservação da biodiversidade, para a mitigação ao fogo e para a economia nacional.

Além da criação da Rota das Árvores Emblemáticas e Autóctones de Alenquer, o Projeto Árvores Emblemáticas e Autóctones de Alenquer tem ainda na sua missão pedagógica a criação de uma exposição fotográfica itinerante que irá percorrer diferentes espaços do Concelho no próximo ano, e permitirá evidenciar as características que distinguem as presentes árvores ao longo das diferentes estações do ano.
29-11-2021
2006 - 2022 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados