18 de Outubro de 2021
GD Marmeleirense recebido pelo Município
Equipa recebida nos Paços do Concelho. João Nunes foi distinguido pelo título nacional de ciclismo de fundo.

O Grupo Desportivo Marmeleirense (GDM) foi recebido na Câmara Municipal de Alenquer, no passado dia 9 de outubro, como forma de reconhecimento pelos resultados obtidos recentemente.

Nos Paços do Concelho, a coletividade alenquerense foi agraciada por ter elevado o nome do concelho a um patamar superior, pelo segundo ano consecutivo.

João Nunes conquistou o título nacional de ciclismo de fundo, no escalão de cadetes, sucedendo a António Morgado, também ele do GDM.

O ciclista, de apenas 15 anos, teve direito a uma distinção especial pelo feito alcançado, mas foram premiados vários outros elementos da equipa.

Nuno Alves, presidente do GDM, salientou o esforço feito, em tempos que “foram muito difíceis” para a coletividade e para os atletas, em virtude do contexto pandémico.

“Dedicam-se, treinam, correm. Felizmente somos uma equipa que, em dois anos, tem dois campeões nacionais. Não foram dois anos nada fáceis, eu próprio tive momentos em que não tinha motivação, não acreditava no que viria a seguir. Felizmente, o ano de 2021 abriu outras perspetivas e correu muito melhor do que esperávamos. Foi um ano de muita aprendizagem”, começou por dizer.

O dirigente lembrou a importância do GDM para o concelho, alertando para a necessidade de obter mais apoios financeiros para o desenvolvimento da modalidade.

“As dificuldades continuam a ser bastantes. Temos uma fatia importante do orçamento a vir do Município de Alenquer, mas tudo o resto vem de estruturas privadas e não é o ideal para fazer o trabalho que fazemos. A ginástica é grande e as condições são muito poucas”, explicou, acrescentando:

“O nosso concelho ainda não está totalmente preparado para o ciclismo, porque é necessário andar na estrada e conviver com a presença de automóveis. Muitos pais têm medo que os filhos se submetam a esses riscos, preferindo outro tipo de modalidades.”

A terminar, Nuno Alves deixou a promessa: “vamos continuar a trabalhar todos os anos, ainda que não seja obrigatório trazer um campeão nacional todos os anos, naturalmente.”

Pedro Folgado e Rui Costa, Presidente e Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Alenquer, respetivamente, aplaudiram o esforço coletivo da equipa.

“Dou os parabéns ao João Nunes porque, de facto, sobressaiu no todo, mas é importante dar os parabéns a todos os colegas também. O ciclismo é um trabalho de equipa e, de costas voltadas, não vamos a lago algum. É uma importante lição que fica”, referiu Pedro Folgado.

O presidente destacou ainda o papel do município na dinamização das coletividades do concelho e apelou a que haja mais apoios de outras entidades, considerando a formação de jovens preponderante para a sociedade.

“O nosso orçamento não é tão grande como o de algumas câmaras, mas atribuímos apoio ao GDM e a outras coletividades, dentro das nossas possibilidades. A GDM é muito importante para o concelho e para a freguesia, daí proporcionarmos condições para que continuem a trabalhar de forma que dignifique a equipa. Era importante que a sociedade civil e o mundo empresarial percebessem a importância de formar jovens, além da publicidade apenas. Infelizmente, poucos são os empresários que pensam na importância disso. É pena, mas temos que ir insistindo, para que as pessoas percebam efetivamente a importância de investir parte dos lucros a ajudar estas e outras equipas”, concluiu.

No final da cerimónia, houve lugar a uma troca de recordações simbólica. Nota para a camisola com dedicatória especial entregue pelo GDM ao Município, em honra do título nacional conquistado.
14-10-2021
2006 - 2021 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados