22 de Janeiro de 2022
82ª Volta a Portugal Santander terá passagem em Alenquer
A 82ª edição da Volta a Portugal arranca na próxima quarta-feira (4 de agosto) e terá passagem pelo concelho de Alenquer na 1ª etapa da prova.

Iniciando-se com o tradicional prólogo a 4 de agosto, tem a sua primeira etapa no dia 5, que parte de Torres Vedras em direção a Setúbal, com passagem por vários concelhos do Oeste, sendo que terá uma meta volante em Alenquer, junto aos Paços do Concelho.

A hora prevista para a passagem na Meta Volante de Alenquer é às 13h55.

Nesta edição da Volta a Portugal, o pelotão irá contar com cerca de 130 ciclistas, de 19 equipas, e irá percorrer 1568,2 quilómetros repartidos por dez etapas.

Entre as equipas participantes, destaca-se a Movistar, como única representante da UCI World Teams, sendo que o restante pelotão é composto por:

- 7 equipas do Escalão UCI Proteams
- 11 equipas do Escalão UCI Continental Teams
- 9 equipas portuguesas
- 5 equipas espanholas (segundo país com maior representatividade)

A Volta faz-se com dois contrarrelógios individuais (Prólogo e última Etapa), 27 metas volantes e 33 prémios de montanha (4 Contagens de 1.ª categoria, 5 Contagens de 2.ª categoria, 13 Contagens de 3.ª categoria,10 Contagens de 4.ª categoria e 1 Contagem de Categoria Especial - Torre).

No que diz respeito às camisolas presentes na 82ª edição da Volta a Portugal, irão existir 4 distinções:

O amarelo é sempre uma cor em destaque no pelotão da Volta a Portugal. É a cor do líder que veste a Amarela Santander, símbolo de supremacia na classificação geral individual. É entregue, todos os dias, ao corredor que menos tempo totalizar no conjunto das etapas, mas a paleta de cores no ciclismo é sempre diversificada e no total estão em discussão quatro camisolas.

A Camisola Verde Rubis Gás destaca o ciclista mais regular e o homem que nas Chegadas e nas Metas Volantes conseguir somar o maior número de pontos e por isso será o líder da classificação por pontos.
Na luta pelo Prémio da Montanha este ano há uma novidade: a Camisola das Bolinhas. A marca Continente associa-se, pela primeira vez, em Portugal, ao símbolo que destaca o Rei dos Trepadores, o corredor que mais pontos somar nas várias contagens de Montanha.

A Camisola Branca Jogos Santa Casa está reservada para o Prémio da Juventude, ou seja, para o atleta da categoria Sub23 melhor classificado.

02-08-2021 Fonte: CMA
2006 - 2022 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados