22 de Maio de 2019
Elementos da natureza foram os temas escolhidos pelas pintoras
Exposições “A Água é Vida” e “A Terra é Mãe”
Quadro da autoria de Manuela Nogueira da Silva
+ Fotos
Os trabalhos das pintoras Manuela Nogueira da Silva e Purificação Pires estão em exposição no Museu do Vinho, em Alenquer, desde o dia 19 de Julho. As mostras de pintura a óleo “A Água é Vida” e “A Terra é Mãe” poderão ser visitadas até ao final do mês de Agosto.

A água serviu de mote para os trabalhos de Manuela Nogueira da Silva, de que é exemplo o quadro do Penedo do Guincho, um dos marcos turísticos da Praia de Santa Cruz - Torres Vedras. Uma observação atenta à exposição da pintora revela-nos um domínio evidente das técnicas da cor e do movimento, também visível nas pinturas de Purificação Pires que optou pelo tema da terra. Nas suas telas predominam as paisagens bucólicas, algumas delas com a presença humana, na azáfama do trabalho no campo ou em postura contemplativa da beleza circundante.

Maria Manuela Nogueira da Silva despertou para a pintura desde cedo, situação que ao longo dos anos foi sendo alimentada através do estudo da vida e obra de grandes pintores. Este factor foi determinante para a formação da sua personalidade artística. A aposentação da vida profissional deu-lhe a disponibilidade de que necessitava para se dedicar a tempo inteiro às belas artes. Frequentou o curso de pintura na Sociedade Nacional de Belas Artes e tem participado em eventos de artes plásticas.

Maria da Purificação Magalhães Alexandre Pires nasceu em Penhascoso, Mação, e reside em Vila Franca de Xira, onde tem um ateliê. Vocacionada, desde muito jovem, para a decoração e para os trabalhos artesanais, começou por pintar esculturas em gesso marfinite. Sem outra escola que não a adquirida no percurso estudantil, decidiu iniciar-se na pintura a óleo, à qual se dedica hoje de corpo e alma. Frequenta aulas de pintura a óleo e a carvão, tem participado em várias exposições individuais e colectivas e está representada em colecções particulares em Portugal, Espanha, França e Canadá.
30-07-2010 Fonte: CMA