22 de Maio de 2019
Pesquisar
Alertas SMS
Subscreva o serviço gratuito
Detalhe da Notícia
Elementos da natureza foram os temas escolhidos pelas pintoras
Exposições “A Água é Vida” e “A Terra é Mãe”
Quadro da autoria de Manuela Nogueira da Silva
+ Fotos
Os trabalhos das pintoras Manuela Nogueira da Silva e Purificação Pires estão em exposição no Museu do Vinho, em Alenquer, desde o dia 19 de Julho. As mostras de pintura a óleo “A Água é Vida” e “A Terra é Mãe” poderão ser visitadas até ao final do mês de Agosto.

    A água serviu de mote para os trabalhos de Manuela Nogueira da Silva, de que é exemplo o quadro do Penedo do Guincho, um dos marcos turísticos da Praia de Santa Cruz - Torres Vedras. Uma observação atenta à exposição da pintora revela-nos um domínio evidente das técnicas da cor e do movimento, também visível nas pinturas de Purificação Pires que optou pelo tema da terra. Nas suas telas predominam as paisagens bucólicas, algumas delas com a presença humana, na azáfama do trabalho no campo ou em postura contemplativa da beleza circundante.

   Maria Manuela Nogueira da Silva despertou para a pintura desde cedo, situação que ao longo dos anos foi sendo alimentada através do estudo da vida e obra de grandes pintores. Este factor foi determinante para a formação da sua personalidade artística. A aposentação da vida profissional deu-lhe a disponibilidade de que necessitava para se dedicar a tempo inteiro às belas artes. Frequentou o curso de pintura na Sociedade Nacional de Belas Artes e tem participado em eventos de artes plásticas. 
 
   Maria da Purificação Magalhães Alexandre Pires nasceu em Penhascoso, Mação, e reside em Vila Franca de Xira, onde tem um ateliê. Vocacionada, desde muito jovem, para a decoração e para os trabalhos artesanais, começou por pintar esculturas em gesso marfinite. Sem outra escola que não a adquirida no percurso estudantil, decidiu iniciar-se na pintura a óleo, à qual se dedica hoje de corpo e alma. Frequenta aulas de pintura a óleo e a carvão, tem participado em várias exposições individuais e colectivas e está representada em colecções particulares em Portugal, Espanha, França e Canadá.
30-07-2010 Fonte: CMA
« Voltar
 Sub-Navegação
Categorias:
› Todas
› Juntas de Freguesia
› Segurança e Proteção Civil
› Obras Municipais
› Ação Social
› Educação e Ensino
› Ambiente
› Desporto, Recreio e Tempos Livres
› Saúde
› Agricultura
› Juventude
› Atividades Económicas
› Cultura
› Urbanismo
2006 - 2019 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados

Projecto Co-Financiado  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associação de Municípios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informação