24 de Janeiro de 2019
Alenquer é “terra da vinha e do vinho”
Edição de 2015 apresentada durante o Roteiro Turístico de Vindima
Imagem do evento
Venha provar um copo de cultura, tradição e diversão a partir de 25 de setembro. As atividades propostas, ligadas à vindima, à gastronomia e à enologia, terminam a 18 de outubro – dia da quarta edição do desfile mais bem regado do ano.

No arranque, Bistro 2580, Casta 85, Confraria do Café, O Valério e Taberna Chapéu Alto convidam para a Alenquer Wine Sunset Party. E o pôr-do-sol é só um pretexto, que a festa vai estender-se até às quatro da manhã, entre música, teatro, pratos e, claro, bons vinhos.

Em 2015 faz-se o primeiro concurso de vinhos de Alenquer. Os resultados são conhecidos no dia 26, nos paços do concelho, e acompanhados pela conferência “Wine in Moderation” e a entrega de prémios do Concurso Internacional “Selezione Del Sindaco”.

A Quinzena da Codorniz e do Torricado tem início a 9 de outubro. Os restaurantes aderentes vão servir almoços e jantares com menus especiais, criados especificamente para a iniciativa e servidos com o vinho que mais evidenciar o sabor destes ingredientes tão típicos.

A Gala Rainha das Vindimas acontece no serão de dia 10, no Pavilhão Municipal de Alenquer. 11 candidatas vão defender as cores da sua freguesia e uma representará o concelho na próxima gala nacional.

Mas as propostas não ficam por aqui: exposições, uma maratona fotográfica, passeios pelas quintas produtoras de vinho, uma prova de ciclismo e outra de corrida, uma caminhada e uma mega-aula de zumba, um jantar vínico, a apresentação do livro Quintas de Alenquer e dois cursos de vinhos estão distribuídos pelo programa.

A organização de “Alenquer, Terra da Vinha e do Vinho” cabe à câmara municipal, que conta com a colaboração de várias entidades concelhias – Associação Comercial e Industrial do Concelho de Alenquer, Cruz Vermelha Portuguesa, Grupo Desportivo Marmeleirense e Tough Trails – e extra concelhias – Associação de Municípios Portugueses do Vinho, Marca Oeste - Portugal, Quality Coast, Rota dos Vinhos de Lisboa e Turismo do Centro. Inscrições aqui.
03-09-2015 Fonte: CMA