18 de Julho de 2019
Alenquer com 11 Espaços Cidadão no Concelho
Foram inaugurados quarta-feira, 3 de julho, os Espaços Cidadão de Aldeia Galega da Merceana, Santana da Carnota e Ota, na presença do secretário de Estado da Modernização Administrativa e do presidente do município de Alenquer.

O concelho passa a dispor de 11 balcões, um por cada freguesia, com exceção da União de Freguesias de Carregado e Cadafais com dois, e Alenquer que ainda não inaugurou o seu Espaço Cidadão.

O secretário de Estado Luís Goes Pinheiro, destacou no decorrer da visita a renovação do Cartão de Cidadão para maiores de 25 anos, uma nova funcionalidade já disponível nos Espaços Cidadão.

“Estes balcões foram criados com o objetivo de aproximar os cidadãos da administração central e numa lógica de constante evolução, procurando sempre acrescentar novas funcionalidades, novos serviços, como é agora o caso da renovação do Cartão do Cidadão”.

O secretário de Estado manifestou ainda a sua satisfação pela decisão do município em inaugurar balcões em todas as freguesias do concelho, e sobretudo pela forma empenhada com que tem trabalhado para atingir esse objetivo.

“Uma coisa são as intenções, outra é colocá-las em prática e este município em boa hora colocou os Espaços Cidadão na sua lista de prioridades, e assumiu o objetivo de até ao final do mandato abrir um balcão em cada freguesia. Um objetivo ambicioso, mas que está a cumprir de forma exemplar”, disse.

O presidente do município, Pedro Folgado, destacou por seu turno o papel das freguesias em todo o processo, agradecendo aos autarcas pela forma como abraçaram este projeto. “O Espaço Cidadão é um programa que vai ao encontro do que são as prioridades deste executivo, a qualidade de vida das pessoas, a igualdade no acesso a serviços, a proximidade entre autarcas e as populações. Os presidentes das freguesias também tiveram esse entendimento, e por isso foi possível em apenas dois anos inaugurar 11 balcões no concelho e em breve serão 12, concluindo assim a cobertura total do concelho”, sustentou.

Segundo números avançados pelo secretário de Estado no decorrer das inaugurações, em 2018 foram efetuados nos Espaços Cidadão 1 milhão e 280 mil atendimentos, uma média de 106 mil por mês, que este ano já aumentou para mais de 120 mil atendimentos por mês.

Para além de renovar o Cartão de Cidadão pode ainda renovar a carta de condução, solicitar nova senha ou uma caderneta predial junto da Autoridade Tributária, apresentar despesas junto da ADSE, tratar de assuntos relativos a emprego e formação profissional, entre muitos outros. No total são mais de 200 os serviços disponíveis, de 16 entidades diferentes.

O atendimento é assegurado por funcionários das respetivas freguesias que recebem formação especifica, a cargo da AMA – Agência para a Modernização Administrativa (AMA), entidade que tutela estes equipamentos.

05-07-2019 Fonte: CMA