24 de Janeiro de 2022
Município de Alenquer cria Centro de Recolha de Resíduos (CRR)
No âmbito da comemoração do Dia Mundial do Ambiente, no passado dia 5 de junho, o município de Alenquer coloca a partir de hoje à disposição dos munícipes um Centro de Recolha de Resíduos nos Serviços Municipalizados, na Quinta do Barnabé (Alenquer).

O projeto pretende promover uma estratégia para a gestão sustentável de variados tipos de resíduos, com vista à adequada deposição e receção dos mesmos, potencializando a reutilização e a reciclagem evitando que sejam ilegalmente depositados em espaço público.

Funciona diariamente na Quinta do Barnabé, de 2ª a 6ª feira das 09h00 às 17h00, e ao Sábado das 10h00 às 13h00. Podem utilizar as instalações para este efeito todos os residentes do município.

Os resíduos admissíveis são:
- Papel/Cartão;
- Plástico/Metal de Embalagem;
- Vidro de Embalagem;
- Mistura de Plástico (conhecido como plásticos rígidos);
- Mistura de Vidros (como espelhos, janelas, etc.);
- Equipamentos Elétricos e Eletrónicos;
- Madeiras;
- Monstros (colchões, móveis, etc.);
- Óleos Alimentares Usados;
- Resíduos de Construção e Demolição de pequenas obras de bricolagem;
- Pilhas;
- Lâmpadas;
- Pneus de veículos ligeiros.

Paulo Franco, vereador com a tutela do ambiente, salienta ser de uma “enorme satisfação que disponibilizamos este centro, constituindo uma mais-valia para a proteção do ambiente no concelho de Alenquer, pretendendo que o mesmo venha a evitar o depósito de resíduos em locais inadequados como é o caso da floresta ou da via pública”.

“A abertura deste Centro de Recolha, em Alenquer, constitui a concretização do primeiro passo de um projeto que pretendemos estender a todo o município. Em parceria com as Juntas de Freguesia, pretendemos criar uma solução semelhante em alguns locais do concelho, num conceito de oferta diversificada. Numa perspetiva de proximidade, a ideia é proporcionar que um munícipe possa deixar no estaleiro da freguesia da sua residência um determinado tipo de resíduo, ou então, deslocar-se à freguesia mais próxima, para depositar no contentor adequado para deixar os seus resíduos”, acrescentou.
07-06-2021 Fonte: CMA
2006 - 2022 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados