22 de Maio de 2019
Labrugeira volta a ser ponto de passagem de muitos visitantes
XIII Festival de Sopas e Merendas de Alenquer
Um grande número de visitantes passou pelo Festival de Sopas e Merendas de Alenquer, não só para provar as 12 ementas oferecidas por restaurantes e coletividades do concelho, como também para assistir à atuação de grupos de danças e cantares da região. A 13.ª edição decorreu nos dias 11 e 12 de abril no recinto da Adega Cooperativa da Labrugeira.

A inauguração do certame realizou-se por volta da hora do almoço de sábado, ao som da Fanfarra dos Bombeiros de Alenquer. Nela estiveram, entre outros convidados, os presidentes da assembleia e câmara municipais, José Lourenço e Pedro Folgado, e os presidentes da assembleia geral e da direção da Adega Cooperativa da Labrugeira, Edgar Vitorino Vieira e Sérgio Pinheiro.

Entre a tarde e a noite desse dia atuaram, no recinto, grupos musicais e ranchos folclóricos, houve demonstrações de danças e ainda duas palestras com o vinho como assunto dominante.
No domingo, mais visitantes degustaram os menus, compostos de uma sopa e uma merenda, com nova animação cultural a preencher o resto da tarde e prolongando-se até à noite.

A ideia do festival nasceu através da iniciativa de habitantes do concelho que desempenhavam funções na Adega Cooperativa da Labrugeira e na Câmara Municipal de Alenquer. Desde essa altura, o evento tem sido organizado pelas duas entidades.
O conceito é divulgar o tipo de alimentação praticado no passado pelos trabalhadores rurais, assente em produtos da terra, confecionados com métodos próprios das gentes de Alenquer. Associado a este tipo de alimentação está o consumo de vinho, produto também produzido no concelho.
De forma a potenciar o festival, todos os anos tem havido animação cultural, que conta com a atuação de grupos e artistas locais, recuperando danças e cantares característicos da região.

Sopas e merendas deste ano:
CCD – Casais Fonte Pipa: sopa de rabo de boi; panadinhos
Centro Social Paroquial N.ª S.ª Virtudes: sopa da aldeia; salada da orelha
D. Delfina: canja de galinha; merenda de chouriço
Tasca São Martinho: sopa da tasca; coiratos
Restaurante Ti Nazaré: sopa de peixe com marisco; pataniscas
Amigos Escola Primária Labrugeira: sopa de chocolate; ovos com farinheira
Judite Duarte: sopa da pedra; carne do alguidar
Sevilhanas de Penedos de Alenquer: sopa rica do mar; tomatada
Associação Musical de Cabanas de Torres: sopa de coentros, bifana
Cantinho da Amizade: sopa do campo; moelas
Grupo de Forcados de Alenquer: sopa de corno; hambúrguer de toiro