16 de Dezembro de 2018
Vinhos de Alenquer presentes numa das maiores feiras do mundo
Os vinhos da Quinta da Visitação estiveram expostos na Feira Mundial de Vinhos de Qintian, no Leste da China
O município de Alenquer esteve presente numa das maiores Feiras de Vinhos do mundo em Qintian, Leste da China, na sequência de um protocolo assinado com a província de Qintian e a Liga dos Chineses em Portugal, em setembro deste ano.

Os vinhos da Quinta da Visitação em Vila Verde dos Francos, foram os representantes de Alenquer nesta Feira Internacional que reúne produtores dos cinco continentes, instalada num complexo de armazéns com 267.000 metros quadrados.

A delegação de Alenquer foi constituída pelo presidente do município, Pedro Folgado e o vereador com a tutela da Economia, Paulo Franco, acompanhados nesta viagem pelo presidente da Liga dos Chineses em Portugal, Y Ping Chow. Da agenda fizeram parte reuniões com o executivo e empresários de Qintian, e um encontro em Xangai com o representante da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) na China, Mário Quina e o Cônsul português Israel Saraiva.

Durante este encontro, foi reforçada a aposta na divulgação dos vinhos de Alenquer, mas também de outros produtos como o azeite ou a carne de suíno.

“Em dezembro vai ser formalizado um acordo entre Portugal e China, que vai permitir vender carne de porco nacional no mercado chinês. Existe também muito interesse no nosso azeite, e apesar do nosso foco ser em primeiro lugar o vinho, não podemos negligenciar outros produtos com potencial para vingarem neste apetecível mercado”, revelou Paulo Franco.

Paulo Franco destaca ainda o interesse da China nos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa), onde Alenquer poderá ter papel de intermediário, recebendo delegações de empresários para visitas a empresas do concelho.

“Penso que todos saem a ganhar, desde os empresários que estabelecem novos negócios, o mercado chinês que adquire produtos de grande qualidade e competitividade, os munícipes que não têm de ir à procura de emprego fora de Alenquer e o próprio município, que com empresas mais dinâmicas obtém mais receitas”, sintetizou.

A Feira Mundial de Vinhos de Qingtian decorreu este ano entre 17 a 19 de novembro.

28-11-2018 Fonte: CMA
2006 - 2018 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados