25 de Novembro de 2020
Pesquisar
Alertas SMS
Subscreva o serviço gratuito
Detalhe da Notícia
Jornadas temáticas do PDM: "Estratégia para o Concelho de Alenquer"
Base económica e social, valorização patrimonial e sustentabilidade ambiental em debate
Raul Simão, coordenador do PDM, e as geógrafas Tânia Barroso, à esq., e Regina Salvador
+ Fotos
Integradas na fase da estratégia, a segunda da revisão do Plano Director Municipal (PDM) de Alenquer, decorreram, nos dias 26 e 27 de Julho, na sala Dr. Teófilo Carvalho dos Santos, nos Paços do Concelho, as jornadas temáticas do PDM: "Estratégia para o Concelho de Alenquer". A organização foi do Gabinete de Revisão do PDM.

    Nestas jornadas, que tiveram como destinatários agentes locais representativos de empresas, instituições bancárias e associações, o crescente protagonismo do poder local no crescimento económico das regiões e a necessidade de novos instrumentos de gestão territorial, no sentido de aumentar a atractividade dos territórios, foram algumas das conclusões retiradas da sessão do dia 26 cujo tema foi a base económica e social.
    Um desses instrumentos é o planeamento estratégico que só será eficaz se houver concertação entre actores públicos e privados e se existir uma liderança local.
 
    Foi também abordada a necessidade de estabelecer parcerias público-privadas para alcançar objectivos como a promoção de uma cidade, a realização de eventos culturais ou desportivos e a gestão dos recursos hídricos. Por outro lado, falou-se da importância do marketing territorial, que visa a criação e divulgação de uma imagem de “marca” positiva e sólida, a construção e divulgação de atracções turísticas e a oferta de infra-estruturas de qualidade. 
 
    Foram mencionados os pontos fortes e fracos do concelho, tendo sido considerados pontos fortes o facto de Alenquer ser o terceiro com a maior área, com uma posição geográfica localizada perto de Lisboa e de um eixo de passagem de vias que ligam Lisboa ao Porto, não tendo sido esquecida também a questão da atractividade - acessibilidades, emprego - e da produção vinícola – Rota dos Vinhos.
    
    A construção do novo Aeroporto Internacional de Lisboa, no concelho, foi encarada como uma oportunidade, a nível de emprego e equipamentos, tendo sido referido que a sua deslocalização para outro local poderá retirar as expectativas de investimento e de atracção ao município de Alenquer.
    
    No dia 27 esteve em debate o tema da valorização territorial: cenários Ota e sustentabilidade ambiental. Em discussão esteve a dicotomia ruralidade/influência metropolitana e a noção de território organizado que assenta na requalificação e valorização da qualidade de vida em meio rural, na revitalização do ordenamento/consolidação de uma estrutura ecológica municipal e na requalificação urbana, ambiental e paisagística para uma qualidade de vida superior.
30-07-2007 Fonte: CMA
« Voltar
 Sub-Navegação
Categorias:
› Todas
› Juntas de Freguesia
› Segurança e Proteção Civil
› Obras Municipais
› Ação Social
› Educação e Ensino
› Ambiente
› Desporto, Recreio e Tempos Livres
› Saúde
› Agricultura
› Juventude
› Atividades Económicas
› Cultura
› Urbanismo
2006 - 2020 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados

Projecto Co-Financiado  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associação de Municípios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informação