21 de Setembro de 2021
Dia Internacional da Alfabetização comemorado em sessão com o ilustrador Pedro Seromenho
Neste dia, que se celebra a 8 de setembro, o município de Alenquer assinalou a data promovendo através da Biblioteca Municipal um encontro online com Pedro Seromenho, autor e ilustrador. Esta efeméride promove a importância da alfabetização e do debate à volta deste tema, tendo sido criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 1967.

A sessão decorreu online, através da plataforma Zoom, e foi uma viagem pelo universo dos livros e das formas de contação. Guiados pelo dinamizador da sessão - o autor e ilustrador Pedro Seromenho, que comemora este ano dezasseis anos como autor infantojuvenil -, os participantes ouviram histórias que desencadearam um carrossel de emoções: rir, sentir, recordar, relembrar, voltar a ser criança. Foram estas as sensações despertadas.

O livro é uma porta aberta para a imaginação: o objeto lúdico que, simultaneamente, nos permite trabalhar temáticas de forma agradável. Durante quase duas horas foi possível viajar pelas palavras. Pedro Seromenho, que também é editor e adora contar histórias, apresentará a 9 de outubro o seu vigésimo livro e neste encontro online quebrou barreiras dando cor e magia às suas próprias palavras: “a pintar histórias deixo-me viajar pelo mundo que imagino”.

Na Biblioteca Municipal de Alenquer poderão encontrar as suas obras, disponíveis para requisição, e testemunhar o seu multifacetado percurso pelo universo da literatura infantil e juvenil.

O encontro terminou com Pedro Seromenho a dar asas à imaginação e a produzir um desenho ao vivo, ilustração que irá enviar para presentear os profissionais da Educação e das Bibliotecas que integraram este encontro.
13-09-2021 Fonte: CMA
2006 - 2021 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados