19 de Setembro de 2019
Pesquisar
Alertas SMS
Subscreva o serviço gratuito
Detalhe da Notícia
Biblioteca de Alenquer recebeu ação sobre “Intervenção com Vítimas de Violência Doméstica”
Iniciativa do Gabinete Intermunicipal de Apoio à Vítima
A Biblioteca Municipal de Alenquer recebeu a 12 de março uma ação de sensibilização e informação e workshop dirigido a Técnicos/as que lidam com vítimas de violência doméstica.

Esta iniciativa integra o Projeto – = + | -Violência =dade + Informação, promovido pelo GIAV e no âmbito do qual têm sido garantidas deslocações mensais a oito Concelhos da região para atendimento e apoio a vítimas (Alenquer, Arruda dos Vinhos, Cadaval, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche e Sobral de Monte Agraço).

São estes concelhos, que desde 7 de março e até 4 de abril estão a receber estas sessões sob o tema “Intervenção com Vítimas de Violência Doméstica”.

Estas ações e workshops têm como objetivo sensibilizar, informar e promover o debate e a troca de experiências sobre a problemática da violência doméstica, incidindo também nos temas da igualdade de género, tráfico de seres humanos e mutilação genital feminina – aspetos muitas vezes interligados – com vista a promover intervenções mais integradas.

Cada sessão tem uma duração total de 4 horas, dividida em dois momentos: um primeiro focado em sensibilizar e informar (ação de sensibilização e informação) e um segundo, já em formato mais prático, de workshop, dedicado a apreender e intervir e onde se promoverá a partilha de instrumentos, estratégias e respostas entre os presentes, a partir das suas experiências no terreno.

A ação em Alenquer contou com 23 participantes das mais diversas áreas, entre técnicas municipais, técnicas de ação social e forças de segurança entre outros.  

Recorde-se que o GIAV é o único Gabinete Intermunicipal de Apoio à Vítima em toda a região Oeste.

Da responsabilidade do Centro Social Paroquial de Torres Vedras, o GIAV tem vindo, ao longo da sua existência, a fomentar a partilha e a promover boas práticas entre entidades a intervir na mesma área, no sentido de originar respostas mais eficazes e de melhorar a compreensão e interiorização da existência de estereótipos associados aos papéis de género e atitudes discriminatórias.

20-03-2019
« Voltar
 Sub-Navegação
Categorias:
› Todas
› Juntas de Freguesia
› Segurança e Proteção Civil
› Obras Municipais
› Ação Social
› Educação e Ensino
› Ambiente
› Desporto, Recreio e Tempos Livres
› Saúde
› Agricultura
› Juventude
› Atividades Económicas
› Cultura
› Urbanismo
2006 - 2019 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados

Projecto Co-Financiado  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associação de Municípios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informação