19 de Setembro de 2019
Comemorações da época natalícia arrancam a 5 de dezembro
Alenquer, Presépio de Portugal
A cerimónia de iluminação do Presépio de Portugal, a 5 de dezembro, assinalará o início das comemorações de Natal do município, que se vão estender até ao Dia de Reis.

O momento acontecerá junto ao Rio de Alenquer. Às 19h00 serão ligadas as luzes que incidirão sobre o presépio da encosta e haverá espetáculo teatral multimédia.
A Romeira irá receber a “Maior Exposição de Presépios do Mundo”, local que volta a acolher “Uma Aventura no Presépio de Portugal”.
As visitas guiadas ao presépio, diurnas e noturnas, também se repetirão e serão estendidas ao Convento de São Francisco.
Dando continuidade à parceria com o comércio tradicional, no evento “Triana de Natal” haverá iluminação e música nas ruas de Alenquer e, em todo o concelho, será lançado aos comerciantes o desafio de participarem no VI Concurso de Presépios nas Montras.
Regressam os mercados de Natal e o “Jantar Solidário” - o terceiro - esta última iniciativa para angariar fundos para o projeto Padaria Social da Associação de Apoio a Idosos e Jovens da Freguesia de Meca.
Alenquer Xmas Trail somará três edições e a promoção do exercício físico estará presente no Fitness Militar+Zumba by FCM e na Mega Aula de Hidroginástica de Natal.
Numa época vivida com especial intensidade pelas crianças, o município preparou uma programação que contará com um comboio turístico, uma peça de teatro natalícia, uma pista de gelo, um espaço infantil “Tenda Presépio de Portugal” e ainda os “Sarapicos de Natal”.
Combinando cultura, gastronomia e vinho, serão ainda realizadas iniciativas como “DOC Alenquer Garrafeira”, “Saberes e Sabores do Presépio de Portugal” e o “Mercado de Emoções - teatro e showcooking”, que darão a conhecer aos visitantes os produtos de eleição do concelho. Estes acontecimentos serão complementados com um novo desafio gastronómico lançado à restauração – “Codorniz Gourmet de Natal, só no Presépio de Portugal” – de valorização deste produto, através da promoção de receitas de codornizes recheadas e assadas no forno, acompanhadas pelos vinhos de Alenquer e aos doces tradicionais.
Em janeiro decorrerá o roteiro turístico noturno “Pintar e Cantar dos Reis em Alenquer” e uma conferência de apresentação de um estudo em curso sobre esta tradição que visa a sua classificação como património imaterial nacional.

Programa aqui
30-11-2015 Fonte: CMA