23 de Maio de 2019
Pijamas e pó de fada
Dia Nacional do Pijama
Os frascos com fadas dentro
+ Fotos
A tarde começa com um jogo. A cada criança um balão de conteúdo misterioso. O que está lá dentro? Entre gargalhadas, muitos pop! e os gritos que se lhes seguem, um pó fininho e brilhante vai enfeitando caras, pijamas e o chão da sala. É pó de fada, mágico além de cintilante.

Depois da surpresa das educadoras e auxiliares do Jardim de Infância de Abrigada, todos se sentam para ouvir A Fada Partiu a Asa – livro que marca a edição de 2016 do Dia Nacional do Pijama. Munida de alguns objetos simples, a técnica dos Serviços Educativos Culturais começa - a sua voz suave misturada com o som do vento nas folhas lá fora. A participação é grande e assertiva.

A Fada dos Dentes está desaparecida – oh!, olhos abertos de inquietação. Vão a Maria, a Milu e o Quincas conseguir encontrá-la? – sorrisos confiantes. A cada passagem uma expressão facial ou interjeição. A história liberta-se das páginas do livro – a imaginação dos miúdos acrescenta factos, personagens, cores e hipóteses. O mais pequenino adormece no colo da educadora, embalado pelo coro.

De casa vieram uns frascos especiais. Guardam fadas, visíveis apenas para as crianças, que as apresentam aos amigos: a fada dos beijinhos, a da beleza, a da cara feia, a da luz e várias fadas-mãe – “por que em cada casa existe uma fada boa… a mãe!”, remata a contadora da história.

E é chegado o momento de ir para o pátio. Vestem-se os roupões ou os casacos. O sol sabe bem. Os meninos juntam-se perto do muro e – uau! – dois molhos de balões coloridos atravessam o recreio. Um balão a cada um e a melhor parte aproxima-se: soltar das mãos os cordéis e ver os balões a subir pelo céu. Olhos postos nessa viagem, acenos. Uma avó que chegava para ir buscar o neto comenta “isto mexe com o coração”.

Os Serviços Educativos Culturais promoveram sessões dedicadas à Missão Pijama entre 3 e 22 de novembro. A Fada Partiu a Asa foi contada a três mil crianças, acompanhada do lema e razão de existir da iniciativa da Mundos de Vida – sensibilizar para o "direito de uma criança crescer numa família". E como é dito no livro, de cada vez que se conta uma história a uma criança... nasce uma fada.

23-11-2016 Fonte: CMA