21 de Fevereiro de 2020
Transportes públicos com novo percurso na vila de Alenquer
Alterações de trânsito no âmbito do Laboratório Vivo para a Descarbonização
Os autocarros deixaram de circular na rua Sacadura Cabral e rua Triana, uma medida articulada entre o município de Alenquer e a empresa Boa Viagem, no âmbito do Laboratório Vivo para a Descarbonização.

A medida entrou em vigor esta segunda-feira, 20 de janeiro, com um prazo experimental de sete meses, e implicou uma nova postura de trânsito no Largo Rainha Santa Isabel e a supressão das paragens de autocarro no Tribunal, Mercado Municipal e Largo Palmira Bastos (sentido Vila Franca de Xira – Alenquer). A única excepção será a Carreira 10, o autocarro urbano de Alenquer mais conhecido por “Pacheca”, que irá manter o mesmo percurso e paragens.

Todas as outras carreiras passam a circular pela antiga EN1/EN9 contornando a vila, descendo depois a Avenida Jaime Ferreira até ao Largo Rainha Santa Isabel. Esta medida irá traduzir-se em menos 100 passagens diárias de autocarros pelo centro da vila e uma redução de aproximadamente 65 toneladas de CO2 durante os 7 meses de vigência do programa.

De recordar que Alenquer foi um dos 12 municípios (de um total de 35 candidaturas), selecionados para desenvolver um “Laboratório Vivo para a Descarbonização”, com financiamento do Fundo Ambiental.

O Programa Laboratórios Vivos para a Descarbonização – Living Labs – tem múltiplos objetivos, nomeadamente, fomentar a descarbonização das cidades através de soluções tecnológicas, que aumentem a eficiência e reduzam o consumo de energia e cocriar cidades inovadoras, sustentáveis e inclusivas, que visem a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e das comunidades.

A iluminação dos edifícios públicos com luzes LED, sistemas de rega com redução de caudal e o incentivo ao uso de veículos elétricos, são algumas das outras medidas no âmbito do Laboratório Vivo já desenvolvidas ou em desenvolvimento.

O resultado destas práticas estará disponível em breve num módulo interativo, instalado junto ao Mercado Municipal. Um técnico do município irá auxiliar na interpretação dos dados e acompanhar as visitas ao Módulo.

A Boa Viagem emitiu um comunicado aos passageiros com o mapa do novo circuito de autocarros que pode consultar aqui: https://www.boa-viagem.pt/downl…/info_10_01_2020alenquer.pdf

21-01-2020 Fonte: CMA
2006 - 2020 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados