22 de Maio de 2019
Público ouviu e cantou temas de Zeca Afonso
Músico de intervenção foi recordado no Auditório Damião de Góis
Zeca Afonso foi recordado no dia 26 de Abril com um espectáculo de música que se realizou no Auditório Damião de Góis, em Alenquer. A organização do evento integrou-se nas comemorações do 25 de Abril e esteve a cargo do Pelouro da Cultura da câmara municipal.

A voz de Victor Almeida e Silva, várias vezes acompanhada pelas vozes do público, interpretou os temas mais conhecidos de José Afonso, o cantor e compositor português que ficou associado à música de intervenção, através da qual criticava o Estado Novo, regime de ditadura vigente em Portugal entre 1933 e 1974. Antes ouviram-se alguns fados de Coimbra, estilo musical que também foi diversas vezes interpretado por Zeca Afonso.
   Acompanhado por Francisco Dias e José Paulo, nas guitarras, e Victor Morgado, na viola, do reportório de Victor Almeida e Silva fez parte, entre outras, as canções “Menino de oiro”, “A morte saiu à rua”, “Trova do vento que passa”, “Canção de embalar”, “Vampiros” e “Traz outro amigo também”. No final do espectáculo, músicos e plateia interpretaram à capela “Grândola Vila Morena”, a canção que se tornou famosa ao ser escolhida como senha para a Revolução dos Cravos.
   Após entregar uma medalha de Damião de Góis a Victor Almeida e Silva, o vereador do Pelouro da Cultura, Luís Rema, vincou o valor incontornável das músicas que foram ouvidas: “São músicas de referência do panorama musical e símbolos de um passado vivido em Portugal”.
28-04-2009 Fonte: CMA