24 de Janeiro de 2019
2.ª edição realizou-se no Centro Social e Paroquial de Ventosa
Projecto Oficina da Memória
Depois da 1.ª edição, que decorreu no Centro-de-Dia da Santa Casa da Misericórdia de Alenquer, o Pelouro da Acção Social leva o projecto “Oficina da Memória” ao Centro Social e Paroquial Nossa Senhora das Virtudes de Ventosa. A iniciativa, dirigida aos idosos, decorreu entre Março e Maio.

As doze sessões foram programadas de modo a desenvolver e estimular as funções cognitivas dos utentes, facilitando a criação de hábitos e comportamentos que facilitam a sua conservação e que funcionam como medida preventiva contra o isolamento e exclusão social.
   As actividades que foram desenvolvidas durante as sessões abrangeram os seguintes conteúdos: exposição “O que é a memória?”, recomendações, evocação verbal, aumento da atenção, fluidez verbal, técnica da associação e do agrupamento, método dos lugares, categorização/estimulação verbal, treino da percepção visual, memória auditiva, criatividade, motricidade fina, complemento e disposição de gravuras, avaliação da memória visual e da percepção e avaliação da depressão.
26-05-2009 Fonte: CMA