8 de Dezembro de 2021
Pesquisar
Alertas SMS
Subscreva o serviço gratuito
Detalhe da Notícia
Projeto Peixes Nativos nomeado para o Prémio Guarda-Rios 2021
Projeto Peixes Nativos está nomeado para o Prémio Guarda-Rios 2021 por implementar práticas ambientais positivas nos rios portugueses. O Prémio Guarda-Rios é uma iniciativa do GEOTA que tem como objetivo reconhecer e premiar pessoas, organizações e empresas que implementam práticas ambientais positivas sobre os rios, assim como bons comportamentos e práticas económicas, sociais ou ambientais relacionadas com a sua gestão e envolvimento das comunidades numa perspetiva de sustentabilidade forte. Além de premiar as boas práticas, será atribuído também o “Prémio Guarda-Rios de Luto”, por práticas danosas que urge serem alteradas.

Passada a fase das nomeações, das 112 pessoas e entidades nomeadas pelo público em 2021, o GEOTA selecionou as cinco com maior número de nomeações para ambas as categorias, tendo o Projeto PEIXES NATIVOS sido um dos nomeados, para o prémio de boas práticas. Estes nomeados serão alvo de uma votação do público, entre 21 de julho a 9 de agosto, que selecionará os vencedores. A 23 de agosto serão anunciados os vencedores e o GEOTA atribuirá os prémios aos primeiros classificados durante a Gala Guarda-Rios, a realizar a 1 de outubro de 2021.

Projeto PEIXES NATIVOS promove a preservação de espécies nativas e dos seus habitats

O Projeto PEIXES NATIVOS foi lançado em novembro de 2017 e resulta de uma parceria entre o ISPA - Instituto Universitário e a Águas do Tejo Atlântico, S.A.

O principal objetivo deste Projeto é monitorizar anualmente, na época de seca estival, espécies ameaçadas de peixes de água doce autóctones em rios intermitentes do centro do país. A ausência de séries temporais de dados, fundamentais para uma correta avaliação do estado das populações e absolutamente necessárias para a implementação da Estratégia Nacional para a Adaptação às Alterações Climáticas, é uma lacuna evidente no contexto da gestão e conservação da ictiofauna de água doce nativa, que o Projeto Peixes Nativos pretende ajudar a colmatar.

Paralelamente à monitorização científica, o Projeto tem uma forte componente pedagógica que inclui diversas ações de sensibilização ambiental, dirigidas a alunos do 1.º ciclo de escolas localizadas na proximidade de linhas de água. Implementado, até ao momento, em sete "Municípios Aderentes" da região Oeste (Alenquer, Caldas da Rainha, Mafra, Óbidos, Oeiras, Torres Vedras e Sintra), este Projeto já chegou a mais de 700 crianças com o propósito de promover a literacia ambiental sobre a importância dos ecossistemas fluviais e da Biodiversidade a eles associada. 

Os alunos participantes são convidados a ser "biólogos por um dia" e a acompanhar ações de monitorização de populações de peixes nativos nos rios próximos das suas escolas. Assumindo o papel de “guardiões dos rios”, estes alunos têm depois a importante missão de divulgar o tema às comunidades escolar e local. Nesse sentido, e apesar do contexto pandémico, os 330 alunos das 14 escolas participantes no ano letivo 2021/2022 desenvolveram diversas iniciativas e elaboraram trabalhos nas várias componentes do currículo escolar, promovendo o conhecimento acerca de espécies de peixes de água doce nativas e endémicas de Portugal em elevado risco de extinção.

Este projeto tem o apoio institucional do Aquário Vasco da Gama, MARE - Centro de Ciências do Mar e Ambiente e ICNF - Instituto para a Conservação da Natureza e Florestas. A coordenação científica do projeto é da responsabilidade de Carla Sousa Santos, investigadora do MARE-ISPA e Doutorada em Biologia pela Universidade de Lisboa.

Mais informações aqui: 

28-07-2021 Fonte: CMA
« Voltar
 Sub-Navegação
Categorias:
› Todas
› Juntas de Freguesia
› Segurança e Proteção Civil
› Obras Municipais
› Ação Social
› Educação e Ensino
› Ambiente
› Desporto, Recreio e Tempos Livres
› Saúde
› Agricultura
› Juventude
› Atividades Económicas
› Cultura
› Urbanismo
2006 - 2021 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados

Projecto Co-Financiado  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associação de Municípios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informação