22 de Janeiro de 2019
Dois dias de animação e gastronomia local para todos os gostos
IX Festival de Sopas e Merendas de Alenquer
A câmara municipal e a Adega Cooperativa da Labrugeira voltaram a juntar-se para realizar mais um Festival de Sopas e Merendas de Alenquer. A 9.ª edição decorreu nos dias 9 e 10 de Abril, no recinto desta última entidade.

Catorze expositores, entre restaurantes, cafés e colectividades, apresentaram aos visitantes o que de melhor tinham para oferecer. A par das sopas mais conhecidas – sopa da pedra, de peixe, de legumes, do mar e da horta e canja da avó – outras existiram que lhes despertaram a curiosidade – sopa das crianças, com osso da avó, das vindimas e de corno.
   Houve merendas para todos os gostos. Para os amantes de carne, o pão com leitão e torresmos, a trouxa de carne e a carne do alguidar; para os mais inclinados para o peixe, pastéis de bacalhau, pataniscas e bacalhau de escabeche. Não faltou também neste festival os petiscos com enchidos – pão com chouriço e ovos com farinheira.
   Sopas e merendas, regadas com os melhores vinhos da Adega Cooperativa da Labrugeira, da produção de cerca de três centenas e meia de viticultores associados, puderam ser adquiridas separadamente ou integradas em menus e a preços simbólicos.
   O festival, visitado por cerca de 8 mil pessoas, abriu no sábado, por volta da hora do almoço, com o desfile da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários do Cadaval. Decorrida a inauguração, com entidades oficiais e convidados, a tarde e noite desse dia e do dia seguinte foram dedicadas à música e à dança, proporcionada por ranchos folclóricos, filarmónicas, grupos musicais - a maioria do concelho de Alenquer - como complemento ao propósito do festival: provar e saborear algumas das melhores iguarias que se confeccionam no concelho.
14-04-2011 Fonte: CMA