19 de Setembro de 2019
Apresentações públicas a 1, 8 e 9 de julho
Estudo e inventariação sobre o Pintar e Cantar dos Reis
No primeiro dia do mês de julho, às 21h00, tem lugar, no Auditório Damião de Goes, em Alenquer, a primeira apresentação pública do estudo e inventariação sobre o Pintar e Cantar dos Reis do Concelho de Alenquer.

Do estudo levado a cabo com a Cooperativa Cultural – Memória Imaterial sobre esta tradição resultou a publicação de um livro e a criação de 11 documentários vídeo (um geral, com cerca de 50 minutos e dez respeitantes às localidades onde a tradição se mantém, com cerca de seis minutos cada).
Os resultados deste projeto serão também apresentados no dia 8 de julho, à mesma hora, na sede da Sociedade Filarmónica União e Progresso de Abrigada e, no dia seguinte, às 16h00, na sede da Sociedade Filarmónica Olhalvense e no Clube Cultural de Catém, às 21h00.
Em Alenquer será projetado o documentário geral sobre a tradição no concelho e apresentado o livro sobre o mesmo tema. Nas outras apresentações, para além do livro, serão exibidos os vídeos relativos ao local onde decorrem.

A tradição do Pintar e Cantar dos Reis encontra-se em processo de classificação como património imaterial de interesse municipal. Segundo o vereador Rui Costa, “esta iniciativa será o primeiro passo de um longo caminho de reconhecimento nacional e internacional de tão importante fator diferenciador da nossa identidade concelhia”.
27-06-2016 Fonte: CMA