24 de Maio de 2019
Sessão de esclarecimento sobre prevenção do cancro da mama
“Tome conta de si” pela Associação Laço
Na sessão de esclarecimento “Tome conta de si”, que decorreu na Biblioteca Municipal de Alenquer, no dia 31 de outubro, ouviram-se conselhos sobre como prevenir o cancro da mama.

A tónica da ação, dinamizada por uma representante da Associação Laço, centrou-se na adoção de um estilo de vida saudável, quer através de uma alimentação equilibrada, quer da prática de exercício físico regular, pondo de parte hábitos maléficos como o consumo de álcool e o tabaco.

A necessidade de conhecer bem o corpo, de forma a mais facilmente detetar alguma mudança, e a realização de exames médicos regulares, especialmente a mamografia, juntaram-se à lista de conselhos ouvidos sobre a prevenção deste tipo de cancro.
Os mitos associados à doença despertaram a surpresa de alguns elementos do público, tal é a divergência de opiniões existente acerca deste assunto.
Conheceram-se ainda os fatores de risco e não faltaram os testemunhos de quem já viveu este drama. Dos cinco casos, houve quem, corajosamente, quisesse partilhar experiências. Foi realçada a importância da procura de apoio, assim como o acompanhamento pós cancro para impedir retrocessos.
Reservada para o final da ação ficou a divulgação das atividades da Laço, associação sem fins lucrativos com o objetivo de ter um impacto significativo na prevenção, diagnóstico e tratamento do cancro da mama em Portugal.

01-11-2013 Fonte: CMA