24 de Outubro de 2021
Alenquer conclui vacinação contra a Covid-19 nos lares de idosos do concelho
Na primeira toma em janeiro foram administradas 862 vacinas a utentes e funcionários
Teve inicio terça-feira, 10 de fevereiro, a segunda toma da vacina contra a Covid-19 nas Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI), casas de acolhimento e Unidades de Cuidados Continuados do concelho de Alenquer.

A primeira fase de vacinação contra a Covid-19 nos lares de idosos de Alenquer decorreu em janeiro, com 862 vacinas administradas a utentes e funcionários.

A administração das vacinas está a ser assegurada por uma equipa de enfermeiros e médicos do Centro de Saúde de Alenquer, com o apoio do Município, da Proteção Civil Municipal, Bombeiros Voluntários e GNR de Alenquer.

Os funcionários e utentes dos lares de idosos e unidades de cuidados continuados, são considerados um grupo prioritário de vacinação, independentemente da sua idade.

É da responsabilidade da “task force” de Alenquer assegurar a logística do armazenamento; a distribuição de vacinas; garantir o registo eletrónico da administração; a vigilância de eventuais reações adversas. É também da sua competência promover uma comunicação transparente com a população sobre a importância da vacinação.

Para desempenhar estas funções, os enfermeiros e médicos têm vindo a receber ações de formação específica.

O município de Alenquer assegura viatura e motorista para o transporte da equipa de vacinação, a Proteção Civil o transporte das vacinas e uma ambulância com desfibrilhador em prontidão e a GNR o acompanhamento e vigilância.

Vacinação dos Bombeiros arranca esta quinta-feira

A partir desta quinta-feira, 11 de fevereiro, tem início a vacinação dos Bombeiros de acordo com o Plano Nacional de Vacinação.

Estão indicados para a toma prioritária da vacina perto de 15 mil bombeiros voluntários, municipais e sapadores, cerca de metade do dispositivo nacional.

Em Alenquer a vacinação irá decorrer amanhã, estando indicados 44 bombeiros da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alenquer (inclui secções de Abrigada e Olhalvo) e 24 bombeiros da Merceana.

11-02-2021 Fonte: CMA
2006 - 2021 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados