30 de Outubro de 2020
Assinado Protocolo para a instalação de uma Unidade de Saúde Familiar no Carregado
Documento foi celebrado entre a autarquia de Alenquer e ARS de Lisboa e Vale do Tejo
O município de Alenquer assinou esta quinta-feira, 1 de outubro, um Protocolo com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) para a instalação de uma Unidade de Saúde Familiar no Carregado (USF).

No documento, o município compromete-se a efetuar obras na atual extensão de saúde do Carregado, um investimento superior a 26 mil euros, cabendo à ARSLVT garantir os meios humanos e materiais para o pleno funcionamento da USF.

Na sua intervenção, o presidente do Conselho Diretivo da ARSLVT Luís Pisco, começou por elogiar o presidente do município pelo seu empenho em resolver o problema da falta de médicos, no concelho em geral e no Carregado em particular.

Luís Pisco reconheceu dificuldades em conseguir captar médicos para a extensão de Saúde do Carregado, e manifestou-se confiante que a nova USF será eficaz na resolução deste problema.

“Os novos médicos na altura de escolherem a sua colocação valorizam sobretudo três aspetos: as condições estruturais do local de trabalho, a organização em USF porque a sua estrutura orgânica oferece melhores garantias de funcionamento, e a qualidade de vida, nomeadamente se dispõe de equipamentos como creches e escolas e o valor das rendas”.

O presidente do município, Pedro Folgado, reconheceu que a falta de médicos tem sido uma preocupação constante e que a transferência de competências do Estado Central tem permitido ao município ter um papel mais interventivo nesta matéria, culminando agora com a instalação de uma USF no Carregado.

“Este Protocolo é mais um passo de um longo processo, em que nos temos empenhado com todos os meios ao nosso dispor para resolver a questão da falta de médicos, sobretudo no Carregado onde esse problema tem sido mais premente, até por se tratar da freguesia com mais população do concelho”, afirmou.

“As nossas expetativas são que a nova USF seja eficaz na captação de mais clínicos e que dentro de pouco tempo a maioria dos utentes do Carregado disponha de médico de família. As USF têm de facto uma estrutura organizada por objetivos e oferecem condições de trabalho bastante atrativas. Este fator aliado à localização do Carregado, com bons acessos e apenas a 30 minutos de Lisboa, será certamente eficaz na captação de novos médicos”, sustentou.

Esta será a segunda Unidade de Saúde Familiar do Concelho, estando já em funcionamento a USF do Centro de Saúde de Alenquer. O presidente do município espera ainda poder instalar uma terceira unidade para servir as freguesias do Alto Concelho.
02-10-2020 Fonte: CMA
2006 - 2020 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados