30 de Maio de 2017
15 anos de Festival das Sopas e Merendas
Labrugeira, 7 a 9 de abril
Cartaz da 15.ª edição
Com 11 sopas e 11 merendas para provar era certa a demora na escolha. Das barraquinhas d’Os Amigos da Escola Primária da Labrugeira, da Associação Musical de Cabanas de Torres, do Cantinho da Amizade, do Centro Social e Paroquial Nossa Senhora das Virtudes, da D. Delfina, dos Escuteiros de Alenquer, de Judite Duarte, da Papinha Pronta, do Restaurante Tia Nazaré, da Santa Casa da Misericórdia de Aldeia Galega da Merceana e da Tasca de São Martinho saíram muitas tigelas de sopa e outras tantas doses de petiscos.

A visita era descomplicada: um kit de seis euros entregue junto à porta principal continha tigela de barro, colher, guardanapo e senhas para uma sopa, uma merenda, um copo de sumo ou vinho e uma taça de arroz doce. Nada de trocos nas idas às barraquinhas de comida.

Decidir o que provar já não seria tão fácil. Entre sopas com nomes mais misteriosos, como a sopa de Santo António ou a sopa de escuteiro, outras havia que não levantavam dúvidas – sopa de coentros, de peixe, canja de galinha ou caldo verde.

E as merendas? Dos coiratos às pataniscas, petiscos para quase todos os gostos, que não havia propostas para os vegetarianos. O vinho, branco ou tinto, era da Adega Cooperativa da Labrugeira, claro. Os gulosos tinham arroz doce (e cremoso) na base da oferta de sobremesas.

A qualquer altura podiam adquirir-se senhas para aquilo que tivesse ficado "atravessado": mais uma sopa, outra merenda, um café. Muito olho arregalado no recinto da adega.

A oferta cultural desta 15.ª edição foi, também, variada. Folclore e outras danças, concertos e um DJ. O palco não esteve desocupado por mais do que uns minutos entre atuações.

A organização coube, como nos anos anteriores, à adega e à câmara municipal. Contaram as entidades organizadoras com o apoio da Junta de Freguesia de Ventosa, da marca Oeste Portugal, da Quality Coast, dos Sustainable Destinations Global Top 100 2014 e do Turismo de Portugal.
11-04-2017 Fonte: CMA
2006 - 2017 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados