21 de Maio de 2019
Pesquisar
Alertas SMS
Subscreva o serviço gratuito
Detalhe da Notícia
Festival das Sopas com mais de 10 mil visitantes
8.ª edição
Uma das sopas a concurso
+ Fotos
O Festival das Sopas e Merendas de Alenquer decorreu no fim-de-semana de 10 e 11 de Abril no recinto, este ano coberto, da Adega Cooperativa da Labrugeira. A acompanhar a gastronomia estiveram música e dança, enriquecendo cultural - e sensorialmente - o evento.

    Antes mesmo da inauguração, já o ar carregava os aromas suaves das sopas a concurso. Os últimos preparativos sucediam-se, ligeiros. À hora marcada, pelas 13:00, os Bombeiros Voluntários do Cadaval, alinhados e de semblantes compenetrados, fizeram soar bombos, tambores e instrumentos de sopro. Os representantes da organização, que coube à Adega Cooperativa da Labrugeira e à Câmara Municipal de Alenquer, com o apoio da Junta de Freguesia da Ventosa, caminharam para junto da bandeira e dos estandartes a hastear.

   Seguiram-se as palavras de José Manuel Coelho, presidente da direcção da adega, e de Jorge Riso, presidente da câmara. A fanfarra continuou tocando, debaixo de um sol intenso de Primavera. A dispersão do público após a inauguração durou pouco. Na tenda de venda de kits para a prova de sopas depressa se formou uma fila. Munidos de tigela e colher, os visitantes tiveram a oportunidade de provar as 11 sopas a concurso – preparadas por colectividades e restaurantes do concelho. As mesas ficavam frente ao palco, onde actuaram, maioritariamente, ranchos folclóricos e grupos de música popular. Ricardo Soler foi um dos pontos altos.
 
   De entre os objectivos do festival, destacam-se a recuperação dos sabores tradicionais na região e a divulgação do concelho. As mais de 10 mil visitas ultrapassam os números atingidos nas edições anteriores e confirmam o interesse no festival.
16-04-2010 Fonte: CMA
« Voltar
 Sub-Navegação
Categorias:
› Todas
› Juntas de Freguesia
› Segurança e Proteção Civil
› Obras Municipais
› Ação Social
› Educação e Ensino
› Ambiente
› Desporto, Recreio e Tempos Livres
› Saúde
› Agricultura
› Juventude
› Atividades Económicas
› Cultura
› Urbanismo
2006 - 2019 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados

Projecto Co-Financiado  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associação de Municípios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informação