22 de Maio de 2019
Educação Cívica e Ambiental debatida no Fórum Romeira
Segunda sessão de participação da Agenda 21 Local
O Professor Doutor João Farinha explicando a tabela construída pelos participantes
O vector “Educação Cívica e Ambiental de Todos” foi objecto da atenção de 24 participantes que, divididos em grupos, procuraram ideias a implementar para a melhoria deste sector.

Campanhas de sensibilização quanto ao ambiente, transformação de escolas desactivadas em centros de educação ambiental ou um ranking ambiental entre as freguesias foram algumas das ideias surgidas na sessão de trabalho de 2 de Junho. A equipa da Agenda 21 Local (A21L) levou a cabo mais uma sessão de participação aberta à população.

O ambiente e comportamentos a ele associados, questões prioritárias para o desenvolvimento sustentável, foram abordados de forma pragmática. O objectivo proposto aos participantes era o de listar acções concretas para melhorar a “Educação Cívica e Ambiental de Todos”.

À chegada, era pedido aos participantes que avaliassem a evolução da educação cívica e ambiental no concelho, marcando a sua opinião numa escala. A tabela daí resultante ilustrava o grau de satisfação ou insatisfação dos participantes e se, na opinião destes, o vector tinha evoluído positiva ou negativamente. A construção da tabela e a informação distribuída serviram para efectivar o enquadramento dos presentes.

Depois de uma introdução feita por Jorge Riso, vereador do Pelouro do Ambiente, João Farinha, professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e responsável pelo projecto A21L, deu início aos trabalhos. A sessão plenária de abertura foi composta por quatro pontos. Depois de apresentado o trabalho realizado até à data, foi comparada a situação actual com a visão de futuro para o concelho. Esta visão de futuro resulta das conclusões retiradas da primeira sessão, realizada em Outubro, e de entrevistas conduzidas pela equipa da A21L aos participantes no projecto.

Seguidamente, foram enunciados os objectivos e metodologia da sessão de participação e mencionada a listagem de ideias de projectos, recolhida por entre os participantes na primeira sessão e durante a condução das entrevistas.

Os participantes formaram, depois, grupos de trabalho. Formados por quatro pessoas, tinham a tarefa de construir listas de ideias a concretizar neste vector. Cada ideia deveria ser incluída numa categoria, estando disponíveis as categorias “escolas”, “administração pública”, “sociedade em geral”, “actividades económicas”, entre outras. Dessas listas foi-lhes pedido que escolhessem três projectos: o mais inovador, o mais urgente e o mais fácil de concretizar.

Um elemento de cada grupo apresentou as ideias recolhidas aos presentes, seguindo-se um debate. As categorias mais mencionadas pelos grupos foram as da “administração pública” e da “sociedade em geral”.

A equipa da A21L tratará os dados recolhidos, de forma a que constem das próximas sessões de participação e sejam incluídos no plano de acção traçado. No âmbito de elaboração da A21Local de Alenquer, foram já realizados o Diagnóstico Preliminar do Desenvolvimento Sustentável, como resultado dos vectores salientados nas entrevistas a actores locais e questionários à população escolar e seus agregados familiares e o Fórum “Principais Desafios ao Desenvolvimento e Grandes Opções de Vida para 2020”, que teve como principal objectivo identificar os vectores estratégicos a serem contemplados no plano.
05-06-2007 Fonte: CMA