19 de Setembro de 2019
Projeto “Hail to the Wine” vence concurso Wine Discoveries
O projeto “Hail to the Wine” foi o vencedor do Wine Discoveries, um concurso de ideias de negócio nas áreas de Viticultura, Enologia e Enoturismo, com o selo “Cidade Europeia do Vinho 2018 Torres Vedras/Alenquer”.

O projeto vencedor vai receber um prémio monetário de 10 mil euros para desenvolver a sua ideia de negócio, e incubação gratuita por um ano no Torres Vedras Lab Center ou no Alenquer Inovar.

O projeto “West Site Stories” ficou em segundo lugar e vai receber um prémio monetário de 3 mil e 500 euros e incubação gratuita até seis meses nas instalações da Torres Vedras Labcenter.

O terceiro classificado, “Gamboa's Place”, vai receber um prémio monetário de 1 500 euros e seis meses nas instalações da incubadora Alen-Quer Inovar.

Na sua ficha de projeto, o “Hail to the Wine” destaca o crescimento do mercado do Enoturismo em Portugal, e o potencial de Torres Vedras e Alenquer, pela qualidade dos seus vinhos e a proximidade com Lisboa.

Os autores do projeto têm como objetivo desenvolver uma aplicação para telemóvel, que permita ao turista saber a tudo o que a região tem para oferecer, estabelecer rotas e efetuar reservas de uma forma completamente autónoma. Pretende ainda trabalhar junto das Adegas e outros operadores da área do enoturismo, fornecendo-lhes aconselhamento profissional e personalizado de forma a maximizar o seu negócio.

“West Side Stories” também aposta no setor do enoturismo, oferecendo aos turistas 7 rotas pelos territórios de Torres Vedras e Alenquer, proporcionando um conjunto de experiências e sensações, em torno da história, das raízes e tradições da região.

Gamboa’s Place tem como objetivo a transformação de uma antiga adega num alojamento local, destinado a quem procure conhecer, desfrutar e vivenciar a aldeia de Olhalvo, o concelho de Alenquer e a região Oeste. O espaço pretende manter a ambiência da adega do início da época industrial, sendo os quartos implementados dentro dos antigos depósitos de vinho, convertidos em espaços confortáveis, arejados e iluminados. SPA em conjunto com a Vinoterapia, visitas culturais, workshops e serões de musica e dança tradicional portuguesa, são algumas das opções ao dispor dos turistas.

O Concurso Wine Discoveries é uma iniciativa da Cidade Europeia do Vinho 2018 Torres Vedras/Alenquer e contou como principais parceiros a Caixa Agrícola de Torres Vedras que vai assegurar o pagamento dos prémios monetários, e o AUDAX – Centro de Empreendedorismo do ISCTE que prestou apoio técnico e aconselhamento personalizado.

No total, foram 18 os projetos que concorreram na primeira fase do concurso, dos quais foram selecionados 10 para um curso intensivo de 30 horas. Este curso que decorreu nos Paços do Concelho de Alenquer em setembro, tinha por objetivo dotar os formandos de ferramentas para melhorar as suas ideias de negócio, permitindo em simultâneo ao júri colocar questões, e pedir esclarecimentos para melhor sustentar a sua avaliação final.

Dois dos projetos foram desclassificados por falta de comparência, tendo participado na fase final do passado domingo, 11 de novembro, oito projetos, avaliados com base nos seguintes critérios: Capacidade de comunicação; Qualidade da apresentação; Originalidade do projeto ou fator diferenciador; Pertinência da solução encontrada para o problema identificado; Coerência/estrutura da ideia ou do Modelo de Negócio; Impacto (potencial) do Projeto nas regiões de Torres Vedras e Alenquer.

O júri era composto pelos seguintes elementos: Eiras Dias do INIAV e Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Torres Vedras; Carlos Lopes professor do ISA-UL; Rui Ferreira, Vice-Presidente Executivo da Portugal Ventures; José Calixto da RECEVIN; e José Azevedo Rodrigues, Vice-Reitor do ISCTE-IUL.

A cerimónia final contou com intervenções de Carlos Bernardes e Pedro Folgado, presidentes dos municípios de Torres Vedras e Alenquer, respetivamente, de Manuel Guerreiro, administrador da CCAMTV e Rogério Nogueira, CEO da WatGrid.

O Wine Discoveries - Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Torres Vedras pretende promover o desenvolvimento de ideias de negócio que contribuam para a divulgação do território e do vinho da região de Torres Vedras e Alenquer.

16-11-2018 Fonte: CMA