22 de Janeiro de 2019
Câmara promove concurso “Adoçar sem açúcar”
Envio de receitas de sobremesas até final do mês de setembro
Decorre até 30 de setembro o concurso “Adoçar sem açúcar”, de apresentação de receitas de sobremesas confecionadas sem produtos que contenham açúcares adicionados (não provenientes de alimentos).

O concurso é aberto a todos os residentes no concelho de Alenquer.
As receitas podem ser remetidas para saude@cm-alenquer.pt ou entregues em formato de papel no balcão de atendimento da câmara municipal.
Durante o mês de outubro decorre uma votação on-line na página de facebook do município para eleger a melhor receita. Esta votação tem uma ponderação de 50 por cento no resultado final do concurso e a votação de um júri uma ponderação de igual percentagem. A sua decisão é tomada tendo em conta a votação on-line e a votação dos seus elementos, numa proporção equitativa.
As receitas são avaliadas de acordo com os princípios da originalidade e do teor calórico apresentado, sendo valorizada a utilização de produtos que constituam uma alternativa ao açúcar.
Os resultados do concurso são publicados a 14 de novembro, Dia Mundial da Diabetes, na página de facebook do município. A receita vencedora será confecionada pelo chef membro do júri, filmada e divulgada na referida página.

A autarquia encontra-se a desenvolver um Programa Municipal de Combate à Doença da Diabetes durante o ano de 2016, sendo que um dos objetivos é a promoção de uma alimentação saudável junto da população do concelho.
O crescimento da diabetes constitui um desafio à sociedade e ao sistema de saúde ao qual urge dar resposta, considerando os estilos de vida atuais caracterizados pelo sedentarismo, pela prática de uma alimentação pouco saudável e por elevados níveis de stress. É considerada a pandemia do século XXI, na medida em que atinge cerca de um milhão de portugueses e constitui uma doença cuja com uma crescente taxa de letalidade.
12-08-2016 Fonte: CMA