22 de Maio de 2019
CMPC de Alenquer aprecia e emite parecer prévio
Plano Municipal de Emergência
No dia 5 de Fevereiro a Comissão Municipal de Protecção Civil (CMPC) reuniu na sala Dr. Teófilo Carvalhos do Santos, nos paços do concelho, para apreciar e emitir parecer prévio do Plano Municipal de Emergência (PME) na sua globalidade.

Depois de a 29 de Dezembro do ano anterior ter decorrido uma reunião para apreciação dos conteúdos das partes I, II e III do PME – enquadramento geral do plano, organização da resposta e áreas de intervenção – que foram aprovados e disponibilizados para discussão pública na página da Internet da câmara, a CMPC voltou a reunir-se para apreciação e emissão de parecer prévio do PME.
   Este plano abrange todo o concelho de Alenquer. Dado que o que existe aprovado já é de 1999 e, de acordo com a nova Lei de Bases da Protecção Civil "os planos municipais de emergência são sujeitos a actualização periódica", verificou-se ser necessário e urgente proceder-se a uma actualização.
   Da responsabilidade do Serviço Municipal de Protecção Civil de Alenquer (SMPC), o PME tem por objectivo ser uma ferramenta que permita aumentar os níveis de protecção dos cidadãos e do património e garantir a resposta oportuna no âmbito da protecção e socorro, ou seja, deve definir de que maneira as pessoas, os bens e o ambiente devem ser protegidos no caso de catástrofe ou acidente grave.
   Os planos de emergência de protecção civil são documentos nos quais as autoridades de protecção civil definem as orientações relativamente ao modo de actuação dos vários organismos, serviços e estruturas a empenhar em operações de protecção civil.
16-02-2009 Fonte: CMA