18 de Setembro de 2020
Proteção Civil alerta para perigo de incêndio rural
ALERTA
Proteção Civil nacional lança alerta para perigo acrescido de incêndio rural nas próximas 48h.

A Autoridade Nacional de Emergência de Proteção Civil (ANEPC) alerta para a prevalência de tempo seco e quente, segundo previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Para próximos os dias esperam-se temperaturas máximas elevadas, com valores que podem chegar 37.ºC no Vale do Tejo, ventos moderados a fortes, com rajadas que podem exceder 70 km/h na serra de Montejunto. Reúnem-se também condições para ocorrência de trovoadas no interior Norte e Centro. Estas condições meteorológicas são propícias a ocorrências de comportamento errático dos incêndios, em especial a partir da noite de hoje, 23 de julho.

O risco de incêndio aumenta amanhã, dia 24 de julho, para níveis Máximo ou Muito Elevado nas regiões do Norte, do Centro, Vale do Tejo, Alto e Baixo Alentejo e Algarve e Elevado no restante território do continente.

A Autoridade Nacional de Emergência de Proteção Civil (ANEPC) recorda as medidas preventivas, válidas durante o período crítico (01 de julho a 30 setembro):

•  PROIBIDO fazer Queimadas Extensivas SEM AUTORIZAÇÃO. Informe-se na sua Câmara Municipal ou pelo 808 200 520;
  •  PROIBIDO fazer Queima de Amontoados SEM AUTORIZAÇÃO. Informe-se na sua Câmara Municipal ou pelo 808 200 520;
  •  PROIBIDO utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito;
  •  PROIBIDO fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais;
  •  PROIBIDO lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da Câmara Municipal;
  •  PROIBIDO fumigar ou desinfestar apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas;
  •  PROIBIDO usar motorroçadoras (exceto se possuírem fio de nylon), corta-matos e destroçadores nos dias, e nos municípios, com Risco Máximo. Evite o uso de grades de discos.
  • OBRIGATÓRIO usar dispositivos de retenção de faíscas e de tapa-chamas nos tubos de escape e chaminés das máquinas de combustão interna e externa nos veículos de transporte pesados e 1 ou 2 extintores de 6 Kg, consoante o peso máximo seja inferior ou superior a 10 toneladas.

Este aviso entrou em vigor às 14h30 do dia 23 de julho devido ao risco acrescido de incêndio rural.

23-07-2020 Fonte: ANEPC
2006 - 2020 © Câmara Municipal de Alenquer - Todos os Direitos Reservados